Vista Panorâmica de Jerusalém

Vista Panorâmica de Jerusalém

26/12/07

As viagens Missionárias de Paulo - Antioquia da Síria

As viagens missionárias do apóstolo Paulo foram um marco nas missões estrangeiras. É fato que estas não foram as primeiras na história da expansão do Cristianismo, lembremos por exemplo o registro no livro de Atos das viagens de Felipe e de Pedro (At 8 - 10).

Iniciaremos uma série de estudos relacionados a esta importante parte da história bíblica. Citaremos dados de algumas cidades mencionadas nas páginas do livro de Atos dos Apóstolos, como deuses, cultura e costumes destas cidades. Espero contar com você nesta viagem.

Começaremos por onde tudo começou....



Antioquia da Síria



Também conhecida como Antioquia de Orontes, devido ao nome do rio que corta suas terras, esta cidade foi um dos principais refúgios dos cristãos durante as primeiras perseguições contra a igreja, logo após que Estevão foi martirizado. Foi para lá também que Barnabé levou Saulo (At 11.25), não sabia ele que prestaria um grande serviço para a obra missionária.


Em Antioquia da Síria foram os discípulos, os seguidores de Cristo, chamados de Cristãos pela primeira vez (At 11.26).


O nome desta cidade vem, do nome de Antíoco, um dos principais monarcas seleucidas que governaram a região depois da morte de Alexandre.


Antioquia da Síria foi fundada por volta de 300 a.C., por Seleuco I, que a fez sua capital. É nesta situação política, de sede dos seleucidas, que é muito citada no Livro dos Macabeus, que relatam as revoltas contra o poderio romano. Um dos chefes dessa revolta hebreia contra o poder helenizador, Judas Macabeu, foi levado preso para Antioquia.


Em 64 a.C. os romanos apoderaram-se da região, transformando-a na sua província da Síria, continuando Antioquia a ser a capital administrativa.
Grande metrópole da antiguidade, na época da vida de Jesus, segundo Flavio Josefo teria cerca de meio milhão de habitantes. Seria a terceira cidade do império, depois de Roma e de Alexandria.

9 comentários:

Anónimo disse...

A Paz!

Gostei muito do seu Site, sou amante da Geografia e História Bíblica.

Deus te Abençoe.

Faculdade de Teologia disse...

Que Deus continue te usa
ndo cada vez mais parabens pelas suas postagens!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Faculdade Teológica disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Escola Bíblica - IPVC disse...

EXCELENTE MATERIAL. Meu querido irmão que Deus continue a te capacitar e abençoar. Estarei fazendo uso deste material para utilização em meu blog Reflexão Bíblica (http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/). Um grande abraço, Rev. Ivan

Eber Ventura disse...

Rev. Ivan,

paz gloriosa!

Que bom que tenhas gostado deste espaço espero poder ser útil no que for possível. Muito obrigado por suas palavras, que Deus o abençoe!

sds
Eber

miguel mendoza disse...

Muito obrigado pela informação irmão, bençãos do céu, agora vou poder complementar informação para uma pregação na igreja.

Ass. Miguel MENDOZA

Anónimo disse...

so esqueceu de comentar que antioca permanece sede de um patriarcado das igrejas católica romana e ortodoxa.O culto à deusa Astarote pelas mulheres da cidade de Antioquia chocava os cristãos, de forma que foi abolido por Constantino I. A maioria da população era síria (gentios), embora houvesse numerosa colônia judaica. A cultura era tipicamente grego-helenista.

Franciel disse...

obrigado por nos ajudar a ensinar a palavra de Deus, que vc e sua família continuem sendo abençoados como já são, não deixe de fazer esse trabalho, pois oseu galardão o aguarda no céu, um abraço, FRANCIEL, IEAD Madureira, Guarulhos

Eber Ventura disse...

Franciel,
eu que agradeço o privilégio de poder dividir com os irmãos o que um dia eu recebi. Muito obrigado por suas palavras generosas, conto com suas orações.
sds
Eber

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails