Uma introdução à Geografia



Na semana passada recebi um e-mail do Everton Ferreira que está sempre visitando este blog como uma fonte de consulta em seus estudos. Licenciado em Geografia ele expôs com muita propriedade seu pensamento científico sobre a área da Geografia a qual denominamos como Bíblica. Achei muito interessante o e-mail e prometi de falar algo sobre o assunto.
Mas antes de entrarmos no assunto, se faz necessário uma breve introdução sobre o tema: Geografia.

O termo geografia por definição é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da relação recíproca entre homem e meio. No estudo da Geografia existe algumas áreas específicas como:

  • Física

  • Humana

  • Política

  • Histórica

Destas áreas de estudos gostaria de falar um pouco sobre duas: A Física e a Histórica.


Geografia Física


No estudo da Geografia física estuda-se os aspectos naturais da superfície da terra. Dentre as definições que poderíamos Segundo o site http://www.geografo.110mb.com/ ela tem com objetivo "proporcionar uma visão das influências ambientais que afetam o homem em cada local do planeta." Os principais ramos desta geografia são:



  • Geomorfologia (estudo dos relevos);

  • Climatologia (estudo das variações climáticas);

  • Hidrogeografia (estudo relativo a área hídrica);

  • Biogeografia (estudo das divisões dos grupos de seres vivos com o meio físico).




Geografia Histórica

É o ramo da geografia em que se aplica em estudar os elementos geográficos de uma região interligando com a história. Dentro das fases da história estas se dividem em quatro, são elas:


  • Antiga (Do aparecimento da escrita até à queda de Roma
    - aproximadamente 4.000 a.C. – 476 d.C.);

  • Média (Da queda de Roma à queda de Constatinopla - 476 d.C. – 1453);

  • Moderna (Da queda de Constantinopla à Revolução francesa - 1453 – 1789) ;

  • Contemporânea (Da Revolução Francesa aos dias atuais - 1789 - ...) .


Em todas estas fases da história a geografia mundial foi-se alterando naturalmente com o decorrer dos anos. Este é portanto o grande desafio desta área fazer um "casamento" de duas ciências a História e a Geografia.


No próximo post falaremos sobre a importância destas duas áreas da geografia no estudo da Geografia Bíblica.

22 comentários:

ROBSON SILVA disse...

A PAZ SENHOR EBER... PARABÉNS PELO BLOG..

ESTOU ESCREVENDO UM TEXTO SOBRE GEOGRAFIA BÍBLICA E TENHO DÚVIDAS SOBRE AS PASSAGENS DE GEN.12:8 E 13:3 ONDE ABRÃO TERIA ARMADO SUA TENDA EM UM MONTE ENTRE BETEL (AO OCIDENTE) E AI (AO ORIENTE).
QUE MONTE SERIA ESTE? QUAL O NOME?
NÃO ENCONTREI OUTRA REFERÊNCIA BÍBLICA QUE DESSE NOME A ESSE LUGAR. SEI QUE UMA PESQUISA MAIS APURADA ME LEVARÁ A INFORMAÇÃO, MAS CASO A TENHA ÀS MÃOS, AGRADECEREI A AJUDA.
PARABÉNS PELO BLOG.
VISITE TAMBÉM: HTTP://PROSSIGO.BLOGSPOT.COM

EM CRISTO,

ROBSON

Eber Ventura disse...

Robson,

não tenho a resposta que você precisa pra já. Mas vou pesquisar e assim que tiver uma resposta responderei ao seu comentário.

Como não há referência bíblica sobre o tal monte, temos que localizar no mapa da região para que possamos identificar o nome atual para que a partir daí possamos rastrear seu nome no passado.

Nos mapas bíblicos que possuo não consegui localizar nome algum.

sds
Eber

Pastor Sergio Fraga disse...

Meu amado Irmão, que lindo o seu Blogger. Eu nunca fui muito bom de Geografia, mas agora estou até começando a admirar.
Não sou muito organizado, mas admiro pessoas organizadas e o seu site está muito bem organizado.
Que Deus te abençoe ricamente e continue a usar o teu site para a edificação da igreja e até mesmo de vidas.
Deus te Abençoe!!!!!!!!

Geografia Bíblica disse...

caríssimo irmão Sergio,

que prazer tê-lo aqui em nosso blog. Obrigado por suas palavras generosas, espero poder servi-lo da melhor forma possível.

sds em Cristo,

Eber

Miriam Azevedo disse...

Olá...boa tarde amado!
Estou no primeiro ano de seminário e por esse motivo ainda não sei fazer uma pesquisa mais especifica. Por isso estou recorrendo a você rsrsrs! Tenho um trabalho pra fazer sobre geografia bíblica com o tema COSTUMES PALESTINICOS NOS DIAS DE CRISTO.EX: Como era realizado os casamnetos, o divórcio, a criação dos filhos, funerais, habitações e alimentação. Se o amado tiver algo que possa me ajudar serei eternamente grata.
AAA seu blog tah nota 1000000 parabéns!

Anónimo disse...

Que Deus continue te usa
ndo cada vez mais parabens pelas suas postagens!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Escritor de Relevos disse...

Amado irmao , gostei muito do seu blog , realmente como o irmao acima disse está bem organizado. Eu tenho uma missao e gostaria de saber se voce poderia me ajudar, é o seguinte:Sou professor de Geografia a nivel de ensino fundamental e medio. Na minha denominaçao há um curso de Teologia que passara a ter a disciplina de Geografia Biblica a partir do ano que vem e a organizaçao da nova disciplina colocaram naos maos do professor de historia eclesiastica. ai ele como é meu amigo me pediu uma ajuda pois por mais q o conhecimento dele de História ajude ele sentiu a necessidade de Ver melhor a parte geográfica. Eu to ajudando ele nessa e gostaria de Poder dar uma olhada no programa da Disciplina em um curso ja esquematizado. coisas como : apresentaçao da disciplina ,Objetivos ; pontos relevantes e etc.
POr FAvor no caso de resposta utilize o email igorsann@hotmail.com
DEsde já agradeço,
Deus continue te abençoando e te usando

Bete disse...

CARO IRMÃO PARABENS PELO BLOGGER,MUITO BOM SÓ GOSTARIA DE PEDIR QUE NA POSTAGEM SOBRE O MAR MORTO O VERSÍCULO QUE FAZ REFERÊNCIA NÃO CONDIZ , O CERTO É JS 15-5 E NÃO 14-5 COMO ESTÁ COLOCADO, ACREDITO SER ERRO NA DIGITAÇÃO.
ATENCIOSAMENTE

geografiapower disse...

parabens pelo blog, seu ponto vista. sobre a geografia é de extrema importancia para vida de todos nós.

Anónimo disse...

A paz do Senhor meu querido irmão, este blogger é muito interessante, acho que temos mesmo de fazermos pesquisas e enriquecer cada vez mais esta página.

Eber Ventura disse...

Miriam,

paz gloriosa! Fiquei muito feliz em ler seu comentário sobre o blog, desde já agradeço por suas palavras generosas, é uma pena que somente hoje é que consegui vê-lo.
Sua sugestão está aceita vou preparar um material para disponibilizar no blog. ok?!

sds
Eber

Eber Ventura disse...

Faculdade Teológica e Faculdade de Teologia,

vocês sempre serão muito bem vindos seus comentários nos motivam a sempre postar um material rico e acessível a todos.

sds em Cristo,

Eber

Eber Ventura disse...

Faculdade Teológica e Faculdade de Teologia,

vocês sempre serão muito bem vindos seus comentários nos motivam a sempre postar um material rico e acessível a todos.

sds em Cristo,

Eber

Eber Ventura disse...

Jon,

terei o prazer de te ajudar, não sei se está a tempo... peço mil desculpas por não ter respondido antes,confesso que somente hoje através do recurso de ler novos comentários é que me esbarrei com uma série de comentários que não havia visualizado.

Peço que me encaminhe um e-mail me solicitando que estarei encaminhando para você, ok?!

sds em Cristo,
Eber

Eber Ventura disse...

Bete,

fico muito agradecido pela sua contribuição estarei corrigindo agora mesmo, de fato foi um erro na digitação.

sds em Cristo,
Eber

Eber Ventura disse...

Gegrafia Power!!!

fico muito agradecido pelo seu comentário que Deus o abençoe poderosamente!

sds
Eber

Eber Ventura disse...

Anónimo!

concordo plenamente a pesquisa é extremamente necessária para o estudo da Bíblia, e no que eu puder ajudar estarei às ordens.

sds
Eber

Pr Jeyson disse...

A paz amado irmão, seu blog...esta show , sem comentários...Deus abençoe grandemente sua vida, quero saber se vc pode me ajudar, estou preperando um estudo sobre a geografia no Edén...tambem sou professor mas acredito que não tenho nem a metade da bagagem que o irmão tem...me ajude amado irmão...desde ja obrigado...

Eber Ventura disse...

Pr. Jeyson,
paz gloriosa querido. Fico agradecido e lisonjeado pelas suas palavras. Vou ver o que tenho disponível e vamos mantendo contato por e-mail. ok?!

Anónimo disse...

A paz, pastor Eber Ventura
olha só, procurando alguns sites sobre geografia biblica, eu acabei achando esse seu abençoado blog.
Porem o motivo de minha busca é que toda vez q leio a biblia ou outro livro paralelo que tbem venha a me ajudar em algumas pesquisas, eu tenho dificuldades em identificar determinados lugares ou se é provincia ou se é cidades,,,ou se é uma regiao apenas dominada por um povo,,,queria saber mais sobre geografica e PRINCIPALMENTES MAPAS Q VENHAM A ME MOSTRAR A TAL LOCALIDADES. VO DAR UM EX: QUANDO SE FALA DOS GALATAS EU SEI Q SE REFERE AO POVO DA GALACIA..MAS O Q VEM A SER A GALACIA É UMA PROVINCIA UMA CIDADE? Q SITES ACHO OS MAIS VARIADOS TIPOS DE MAPAS E PEQUISAS, TALVES NO SEU PROPRIO BLOG TENHA,MAS COMO SOU NOVO TANTO NO EVANGELHO COMO NO SEU BLOG AINDA TO MEIO PERDIDO,,DESDE JA AGRADEÇO. A PAZ DO SEHOR

Anónimo disse...

Graça e paz em Jesus.
Meu amador irmão, estou organizando uma apostila sobre geografia bíblica para o seminário de minha igreja e gostaria de sua ajuda sobre quais tópicos deveria abordar nesta apostila. Desde já agradeço imensamente.

Anónimo disse...

Paz do Senhor!
Parabenizo pelo seu site. Estou montando uma apostila para seminario de Geografia Biblica, e louvo a Deus porque encontrei aqui, informações preciosas.Obrigada por sua disposição em divulgar o conhecimento que tens e creio que é um dom de Deus pra voce. Deus te abençõe e te recompense grandemente. Amém.