16 março, 2008

Viagens Missionárias de Paulo - Antioquia da Psídia



Antioquia da Psídia

A cidade de Antioquia era um importante centro comercial e político da província romana da Psídia. É importante ao estudante da Geografia Bíblica que não confunda a Antioquia em que os discípulos de Jesus foram chamados a primeira vez como cristãos, que era a cidade da região da Síria, com esta Antioquia localizada na região central da Ásia Menor, hoje, território da Turquia.

Nesta cidade o apóstolo Paulo juntamente como Barnabé teve a oportunidade de pregar a palavra de Deus por dois sábados quando da sua primeira viagem missionária. Após fundarem ali uma igreja foram expulsos por alguns judeus descontentes com as palavras proferidas pelos servos do Senhor (At. 13). Antioquia da Psídia era um importante centro helênico, possivelmente uma grande parte dos gentios (não judeus) que ouviam as pregações de Paulo era de origem grega que moravam naquela região.

A Psídia era uma região bastante violenta cheia de bandidos e a geografia da região foram uma ameaça constante aos valentes servos do Senhor que levaram a Palavra do Senhor as pessoas daquela região (II Co 11.26).

Antioquia era uma cidade que estava cerca de 1200 metros acima do nível do mar. Seus limites não são bem definidos para alguns eruditos apesar de ser chamada de Antioquia da "Psídia" ela na verdade encontrava-se na região da Frígia. Estava localizada em uma importante rota comercial que ligava Éfeso a região da Cilícia.

6 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que um dos motivos cultural e da violencia desta cidade se deve por ser uma rota comercial importante e era comum uma vez que o fluxo de pessoas de outras cidades era constante.

A Paz do Senhor Jesus,
prezado irmão Eber até o momento não recebi o material que você ficou de mandar referente ao 1º lugar do concurso de Geografia Biblica. Estou no aguardo.
Obs: este blog é uma bênção.
Fique na Santa Paz do Senhor Jesus
Alberto de Jesus

Eduardo Neves disse...

http://eduneves.blogspot.com/2008/03/protesto.html

Anónimo disse...

Sou estudante de Teologia e amante nato de geografia, geologia e arqueologia pois, elas trazem e comprovam a veracidade bíblica, e algram a nossa alma.

Eber Ventura disse...

Irmão Alberto,

conforme e-mail encaminhado estarei remetendo ainda esta semana seu material. O motivo da demora na remessa do cd room já foi devidamente explicado por E-MAIL.

sds em Cristo,
Eber

Faculdade de Teologia disse...

Que Deus continue te usa
ndo cada vez mais parabens pelas suas postagens!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Faculdade Teológica disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!
Abs!
Faculdade Teológica