Vista Panorâmica de Jerusalém

Vista Panorâmica de Jerusalém

12/05/08

Rio Jordão


Seu nome significa “declive” ou “o que desce”. O Jordão origina-se de quatro pequenos rios, a 11 km ao norte de Meron, cujas cabeceiras estão no Monte Hermom, menos a do primeiro. São eles

· Barreighit, o único cujas fontes não estão no Hermom;
· Hasbani, o mais longo (40 km de extensão);
· Ledam, o mais volumoso;
· Banias, o mais oriental e mais curto (8 km).


Costuma-se dividir o Jordão em três trechos:


O primeiro trecho, ou seja, a região das nascentes, é o anteriormente descrito e que vai até o lago de Merom. Depois da junção das quatro nascentes, o Jordão atravessa uma planície pantanosa numa extensão de 11 km; e entra em Merom, sua profundidade ai varia de 3 a 4 m.


Segundo trecho, também chamado de Jordão superior, compreendendo desde Merom até o Mar da Galiléia, extensão de 20 km. É um trecho com um declive de 225 m, tornando suas águas caudalosas e um enorme trabalho de erosão. A correnteza é tanta que 20 km dentro do Mar da Galiléia, ainda se percebe sua força. Neste trecho a vegetação é media e o terreno rochoso, sua largura varia entre 8 e 15 m.

Terceiro trecho, ou Jordão inferior, estende-se do Mar da Galiléia até ao Mar Morto, numa distância de 117 km em linha reta e 340 km pelo leito sinuoso do rio, largura variando entre 25 e 35 m e profundidade de 1 a 4 m. Este trecho sofre um declive de 200 m, pelo qual o rio desce precipitadamente, formando muitas cascatas.

24 comentários:

Marcos disse...

Nossa achei seu blog por acaso e gostei muito o conteúdo dele, muito bacana mesmo, com um assunto super edificante, q Deus continue te abençoando sempre..

Shalom

Geografia Bíblica disse...

Marcos,

paz. Que bom que tenha gostado do blog, se ele está edificando vidas percebo que o objetivo está sendo alcançado. Oreis por nós...

sds
Eber

Edson Dorna disse...

A paz do Senhor!

Rio jordão "aquele que desce" , aprendemos muito com esse rio, pq na nossa vida espiritual temos que atravessar ele, mesmo no meio das correntezas, pq se pararmos no meiodo caminho vamos parar no mar morto.

Deus abençoe a sua vida

Edson Dorna

Anónimo disse...

Lendo a bíblia, sempre tive a impressão do Rio Jordão ser um rio barrento e com erosões em suas margens, mas vendo esta primeira foto fiquei até assustado. he he he.

Faculdade de Teologia disse...

Parabéns...

O blog e todo o seu conteúdo são excelentes!

Continue na abundante Graça!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Faculdade Teológica disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Paulo disse...

Olá!
Conteúdo muito bom,com ele tive uma visão melhor do Rio.
Parabéns...
Deus te Abençoe

Eber Ventura disse...

Olá Paulo,

que bom que tenha gostado. Quando visualizamos através de fotos nos amplia a visão dos fatos bíblicos.

sds
Eber

Mário Tito disse...

Sou Professor da EBD e este conteúdo do rio Jordão ajudou bastante p/ nossa Feira do Conhecimento Bíblico.
Que Deus continue lhe dando Graça abundante p/ compartilhar o conhecimento bíblico.
Mário Tito(Teresina-PI)

Eber Ventura disse...

Paz! Mario.
Que bom que este espaço te foi útil, o objetivo deste blog é este mesmo, de alguma forma contribuir para enriquecimento de aulas e do conhecimento geral da matéria. Que Deus abençoe sua vida!

sds
Eber

Adenildo disse...

Seu blog foi indicado pelo meu professor de historia de Israel e gostei muito...parabéns e que Deus te abençoe...Paz

Eber Ventura disse...

Adenildo,
paz gloriosa. Agradeça por mim a indicação feita pelo seu professor espero poder corresponder as espectativas, fico muito agradecido pelo seu comentário, que Deus te abençoe.

sds
Eber

Vanderlan disse...

A Paz do Senhor.

Estou fazendo um estudo sobre a travessia do Rio Jordão pelo povo de Israel, conforme Josué 3.16.

Gostaria de saber em que ponto foi exatamente que Israel atravessou o Jordão.

Estou muito feliz, por encontrar este artigo, pois já havia algum tempo que venho procurando informações sobre o Rio Jordão.

Obrigado.
Fique na Paz do Senhor.

oswaldo alves teixeira disse...

paz professor tenho uma duvida em genesis 26 quando isac deixa suas terras para ir para gerar naum consegui encontrar quais erao as terras que ele abitava antes d egerar ele saiu de onde ????? eo senhor teria detalhes sobre gerar ???obrigado

Anderson disse...

Gostaria que exclaresse minha duvida, a biblia diz que Josue precisou abrir o rio Jordão para poder passar e conquistar Jerico, ao fazer alguns estudos tive percebendo que a profundidade desse rio é de 3 a 4 metros, o povo poderia passar sem problemas, me de mais esclareimentos por favor
obrigado

Anónimo disse...

Aprendi muito sobre o Mar Morto e sua salinidade. Tracei um paralelo com o Salar(vem de sal) Oyuni em Potosi na Bolivia. Encima do sal(120m de profundidade) fica uma lamina muito fina de agua,como se fosse um espelho, refletindo o ceu. Portanto mar e ceu se confundem. Parece ate as margens do Mar(lago)Morto. Pode-se andar encima,e parece que estamos flutuando no ar. Veja no youtube!

Anónimo disse...

como são as águas do JORDÃO queria mais informações sobre o RIO JORDÃO, principalmente a sua profundidade abaixo do nivel do mar, esclarecam

Anónimo disse...

Gostaria de saber quais as cidades que formam a decápole da palestina.
Obrigada!

Jorget Raposo disse...

Esse Blogger foi de grande valia para montar minhas aulas de E B obrigada que Deus continui lhes abençoando.
Sou jorget Raposo da igreja do Evangelho Quadrangular de Belém Pará.Que a Paz esteja convosco.

Wadete e Eliezer Souza disse...

A Paz do Senhor Jesus!!

Gostaria de saber se vc tem alguma coisa que fala dos principais acontecimentos no Novo Testamento e as cidades onde eles ocorram. Hoje que cidades são essas.
Obrigado.

Em Cristo,

Eliezer.

ALEXANDRE disse...

A PAZ.VOU DIZER PARA O IRMAO ANDERSON QUE A DUVIDA DELE PÓDE SER RESPONDIDA NO LIVRO DE JOSUE CAP.3 VERS.15;LA DIZ QUE O JORDAO TRASNBORDAVA. FIQUE EM PAZ ALEXANDE.

Jorge Luiz disse...

Bom de mais gostei me foi muito útil para aprendizado e duvidas.

Anónimo disse...

Qdo o assunto é obras de nosso Deus é mesmo importante e maravilhosa...parabens pela iniciativa!!!!!!!!!

Raimundo Moreira disse...

Olá, meu nome é Raimundo, encontei este blog,quando fazia pesquisa para Escola Bíblica Dominical(classe de adolescentes ), é muito interessante, as informações e apresentação feitos na medida certa. Que o senhor Jesus continui abençoando todos voçes do Georafia Bíblica. Obrigado e parabens.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails