Império Grego



Surge uma nova potência na Europa. Filipe II, Rei dos Macedônios conquista a Grécia e desta feita unifica os dois povos tornando-se o único soberano. Ás vésperas da campanha que empreenderia contra os Persas, Filipe é morto e seu jovem filho Alexandre assume o posto de rei.


Alexandre surpreende a todos com a mesma competência em que seu experiente pai regera o trono. Assume então o controle do exército e destemidamente ultrapassa o estreito de Helesponto com 40.000 soldados contra os cerca de 200.000 soldados do Império Persa.


Alexandre consegue aliar a força de sua juventude com a inteligência das manobras militares. De maneira competente comprova vencendo os persas mostrando que não é apenas com quantidade de soldados que se consegue vencer um exército inimigo.


Alexandre, o Grande, derrota em Issos Dario III que tem de fugir do campo de batalha deixando para traz seu exército e sua família a mercê da fúria helênica. Porém Alexandre se revela misericordioso para com os seus conquistados perdoando-os e até mesmo casa-se com uma das filhas de Dario.


Após a conquista de Tiro Alexandre marcha contra Jerusalém. Porém Deus providenciara o escape para o povo de Israel. Segundo relata, Flávio Josefo, Deus se revela ao Grão-Sacrificador, uma espécie de Sumo Sacerdote, dizendo-o que não temesse quando Alexandre se dirige contra Jerusalém, pois Ele estaria com o seu povo. Deus instrui que todas as portas de Jerusalém fossem abertas, na porta principal deveria ser feito um corredor com os sacerdotes trajados de vestes próprias para o sacrifício, neste corredor deveriam ser lançados ao centro pétalas de rosa e o Grão-Sacrificador deveria estar com todos os paramentos como se fosse oferecer o sacrifício no Templo no fim deste corredor. Quando Alexandre observa aquele quadro à medida que se aproxima se surpreende com tudo aquilo e juntamente com os seus generais aproxima-se do Grão-Sacrificador e inesperadamente se ajoelha diante dele. Os seus generais não entendem a reação dele e o questiona quanto àquela atitude de se curvar diante daquele homem. Ele então explica que quando ele estava a transpor o estreito de Helesponto, Deus, se revela diante dele com aqueles mesmos trajes exatamente como aquela cena e diz a ele que não temesse os exércitos persas, pois estes, Ele (Deus) os tinha dado em suas mãos. Alexandre então dá ampla liberdade ao povo de Israel de cultuarem ao seu Deus e regerem suas cidades sem nem um tipo de julgo por sua parte.


Após a morte de Alexandre, o Grande, o seu reino é dividido entre os seus quatro generais como previra Daniel na Babilônia. Com a morte de Alexandre o período de glória do império grego se definhara de igual forma.

13 comentários:

Eduardo Neves disse...

Graça e Paz

Parabéns pelo blog e que o Senhor Jesus continue-o abençoando. Convido-o a ler meu recente post “Ignorais que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” de meu blog Entendes tu o que lês?/ http://eduneves.blogspot.com/

Um abraço!!!

Eduardo Neves.
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” Tito 2:11

Eduardo Neves disse...

Graça e Paz

Parabéns pelo blog e que o Senhor Jesus continue-o abençoando. Convido-o a ler meu recente post “Porque nem todos os que são de Israel são israelitas” de meu blog *Entendes tu o que lês?*/ http://eduneves.blogspot.com/

Um abraço!!!

Eduardo Neves.
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,” Tito 2:11

*Eduardo Neves & Firmino Jr.* disse...

Graça e Paz

Olá irmão, estou aqui novamente, mas agora p/ convidá-lo a conhecer o meu mais novo espaço na net (“Graça Diária”); juntamente c/ o irmão Firmino Jr. (companheiro nos tempos de seminário), levaremos aos sedentos e famintos: o Pão e a Água da vida!
Trata-se de um blog onde a santa Palavra do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo será exposta e exortada de forma inteligente!

Espero sua visita e comentário!

Um abraço!
Eduardo Neves e Firmino Jr.

http://vcejesus.blogspot.com

PS.: Adicionei o "Geografia Bíblica" nos links!

Eduardo Neves disse...

Graça e Paz

Olá irmão, nos próximos meses estarei postando no “Entendes tu o que lês?” sobre a História do Cristianismo!

Vou apontar ligeiramente alguns aspectos da história da igreja, especialmente: evangelização (estratégia da expansão e teologia missionária), política (a relação da igreja com o estado) e culto (desenvolvimento litúrgico e organização formal da igreja).

* IGREJA E CULTO (Novembro-Dezembro)
* IGREJA E POLÍTICA (Janeiro)
* IGREJA E EVANGELIZAÇÃO (Fevereiro)

Será um estudo que tem por finalidade levar nossos amigos leitores a enxergar o grande abismo entre o verdadeiro ideal da igreja cristã e o estado presente de omissão, hierarquização e aburguesamento (com raras exceções).

Necessariamente alguns textos serão controversos. Deles discorde. Essencialmente alguns textos induzirão os nossos pressupostos. A partir destes, discuta. E aos que existirem erros, denuncie!

Agora se alguém reconhecer que os escritos são verdadeiros, não os ignore.

Parabéns pelo seu blog! Espero sua visita e comentário!

Um abraço!
Eduardo Neves.

Geografia Bíblica disse...

Eduardo,
excelente iniciativa. Com certeza estarei te visitando e indicando o seu blog neste espaço. Um grande abraço.

sds em Cristo,

Eber

Evellyn disse...

Paz do Senhor !
Muito bom seu blog ! Parabens ! Que Deus o abençoe (ou melhor, continue abençoando !)
Evellyn .

Marcelo Oliveira disse...

Paz do Senhor! Eber!

Esta passagem da vida de Alexandre o Grande não é muito conhecida. A midia retrata este personagem de maneira muito diferente. Pelo que
o irmão abordou ele casou-se e foi ajudado pelo Senhor na guerra com o império Persa. Concedeu liberdade religiosa aos judeus! Muito bom este post!

Marcelo Oliveira
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com

Eber Ventura disse...

Paz do Senhor Evellyn,

fico muito feliz que tenhas gostado do conteúdo deste blog. Isto serve de estímulo para que a cada dia estejamos apresentando sempre o melhor e de forma clara, para que todos alcancem o entendimento da matéria, é este nosso objetivo, que todo o povo de Deus tenha acesso ao conhecimento e principalmente entendimento da Geografia Bíblica.

Eber Ventura disse...

Paz gloriosa Marcelo,

Muito obrigado querido irmão pelas suas palavras. É verdade, a mídia de maneira geral muitas vezes quando não forja, distorce ou omite pontos cruciais da história. O fato de Alexandre, O Grande, ter sido orientado por Deus para que não temesse os persas pois os daria em suas mãos demonstra mais uma vez que o controle do tempo e dos reinos está em suas mãos, como diz as escrituras em Dn 2.21:
"...ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis..."
Este é o nosso Deus!
sds em Cristo,
Eber

FERNANDO ( aluno do IETEP t.18) disse...

Pbt.Eber, A PAZ DO SENHOR !!!!
Gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog.Será uma ótima fonte de pesquisa para todas as pessoas que se interessam pelo ensino e que gostam de aprimorar seus conhecimentos.Que Deus continue te abençoando e utilizando seu talento e dedicação.Um grande abraço para a sua familia.

Eber Ventura disse...

Fernando!

paz gloriosa. Que prazer ler seu comentário espero que este espaço continue sendo benção para tua vida. A única coisa que peço é o combustível da fé: "Oração". Oreis por nós pois grande é a batalha mas o Senhor nos tem dado vitórias.

sds em Cristo,

Eber

Importa obedecer disse...

A paz do Senhor irmão. Gosto muito do seu Blog. Sou professora de Teologia, inclusive da matéria de Geografia Bíblica, que amo muito. Tenho usado como recurso visual, imagens que vc tem postado. Que Deus continue abençoando. Se quiser dar uma olhadinha no meu Blog:
http://marleneecarloscumprindoochamado.blogspot.com. Não esqueça de se adicionar.

Eber Ventura disse...

Paz gloriosa, Marlene e Carlos!

que grata surpresa ler seu comentário muito obrigado por suas palavras e reitero que o conteúdo aqui apresentado é livre para ser utilizado da melhor forma possível. Fique bastante a vontade. Estarei visitando seu blog tão logo termine este comentário. Um grande abraço e fiquem com Deus.

sds
Eber