O Professor responde!

PERGUNTA

Querido Pb.Eber é com muita gratidão que te escrevo, gostaria de saber aonde ficava localizado a plantação de Sama e o que havia antes dele planta vinha, 2º Samuel 23:11, por favor me fale o que quer dizer este texto,sem muitas delongas a paz do senhor.

Missionária Maria Augusta
RESPOSTA
Irmã Maria Augusta, a paz do Senhor. Bom minha irmã, a pergunta não é muito fácil de se responder, mas vou passar a minha compreensão do texto referido.
Como nós podemos ver principalmente no livro de Juízes (6.3; 6,11) a pilhagem era uma prática comum dos adversários de Israel, Samá se põe como um valente e guerreia bravamente contra o levante filisteu. Apesar da Bíblia não mencionar o local onde ocorreu este lugar é possível deduzir que tenha sido na Planície de Sefelá, região entre o território dos Filisteus e as montanhas da Judéia. Esta região possui um solo muito rico cujos principais produtos extraídos dela são uvas, trigos, oliva e lentilhas.
Sds em Cristo,
Eber.

Topografia da Palestina



O estudo da topografia da Palestina subdivide-se em quatro partes, são elas:


1) Planícies litorâneas


2) Planalto central


3) Vale do Jordão


4) Planalto Oriental ou Zona Montanhosa de Galaade




PLANÍCIES LITORÂNEAS


Primeira coisa, o que é uma Planície? Num vocabulário bem prático uma planície é uma porção de terra plana quase sem acidente.


São cinco planícies que fazem parte do território da Palestina, são elas:




a) Acre ou Aco


b) Sarom


c) Sefelá


d) Filístia ou Marítima


e) Jezreel ou Esdraelom



PLANALTO CENTRAL

A melhor definição que encontramos para um Planalto é: grande elevação de terra sobre o nível do mar quase sem acidentes. Convenciona-se aceitar que toda elevação de terra acima de 300 metros é considerado um planalto.
Este planalto é desmembrado em três grupamentos de montes, ficando da seguinte forma:


a) Planalto de Naftali



- Monte Carmelo


- Monte Gilboa


- Monte Tabor


- Monte Hatin




b) Planalto de Efraim



- Monte Ebal

- Monte Gerizim


c) Planalto da Judéia



- Monte das Oliveiras (figura ao lado)

- Monte da Quarentena

- Monte Sião

- Monte Moriá





VALE DO JORDÃO



O vale do Jordão estende-se desde os pés do Monte Hermom até a foz do Mar Morto, em linha reta este vale possui cerca de 215 km de extensão.


Na época dos patriarcas este vale possuía uma fauna muito rica onde serviu de habitat natural para leões, ursos e outros animais de grande porte.



PLANALTO ORIENTAL OU ZONA MONTANHOSA DE GALAADE

O planalto Oriental encontrava-se na região transjordânica onde hoje faz parte do território da Jordânia. Este planalto era habitado pelos Amorreus ao tempo da conquista, que depois veio a ser herança ás tribos de Rúbem (ao Sul), Gade (central) e a meia tribo de Manassés (Norte).


Este planalto subdivide-se em três grupos, são eles:


a) Planalto de Basã


b) Planalto de Gileade


c) Planalto de Moabe

c.1) Monte Pisga ou Nebo

c.2) Monte Peor

Boa Dica!

Para quem nunca foi a Israel mas sonha um dia tirar algumas (não poucas) fotos, segue uma dica de um site com material riquíssimo em fotografias, é o site: http://gallery.tourism.gov.il/pages/Main.aspx?Page=13&search.


Vale a pena conferir o acervo disponível neste site. Esta é uma Boa Dica!

sds

Eber