Viagens Missionárias de Paulo - Derbe



Era uma cidade que ficava na região de Lycaonia, mencionada pela primeira vez no século I AC. Fazia parte de uma secção da província romana da Galácia, no tempo de Paulo. Derbe foi conquistada pelos romanos em 25 AC e foi acrescentada à Galácia por Cláudio em 41 DC.

Segue abaixo alguns eventos registrados no livro de Atos dos Apóstolos:
  • Paulo e Barnabé pregaram nesta cidade durante a primeira viagem missionária de Paulo e aí fundaram uma igreja cristã (At 14:20, 21).
  • Paulo visitou novamente Derbe durante a sua segunda viagem missionária (At 16:1, 2) e possivelmente durante a sua terceira viagem missionária (At 18:23).
  • Gaio, que mais tarde se juntou a Paulo, era natural de Derbe (At 20:4).




Foram apresentadas várias sugestões relativamente à localização da antiga Derbe mas o local só foi descoberto em 1956, quando M. Ballance encontrou, em Kerti um bloco de pedra calcária com inscrições gregas mencionando Derbe. Kerti é um montículo de tamanho moderado, situando-se 83 km a sudeste de Icônio, a atual Konya. Um mapa situa Derbe a cerca de 72 km a sudeste de Icónio mas este mapa não incorpora as mais recentes descobertas no local.

Comentários

otimo trabalho vc me permitiria copiar algumas imagens

Mensagens populares deste blogue

Viagens de Abraão

Trôade

Rio Jordão