Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2009

Oriente Médio (parte 02)

Imagem
Já vimos que as raízes do conflito remontam não apenas a algumas décadas mas séculos de existência destes dois povos. Agora vamos entender um pouco quanto a geografia do Oriente Médio. Geografia do Oriente Médio
A primeira coisa confusa nesta região começa pelo próprio nome. Por que o nome da região recebeu o nome Oriente Médio? Qual a idéia inicial para se denominar aquela região desta forma? É oriental e médio em relação a quê?
Oriente Médio foi a denominação dada pelo então Império Britânico que em sua visão dividiu o Oriente em três partes:
Oriente Próximo (Near East): Referia-se a região dos balcãs (Sérvia, Monte-Negro, Bulgária, Albânia), Grécia, a Anatólia (atual Turquia), Síria, Palestina, Egito);Oriente Médio (Middle East): Referia-se a região da Arábia, Mesopotâmia (atual Iraque e partes do Irã), Golfo Pérsico e a Pérsia (atual Irã).Oriente Extremo (Far East): Referia-se a região do sudeste asiático, a China, Japão e Coréia.As principais fontes de estudo geográfico, definem a re…

Boa dica!

Imagem
Paz gloriosa a todos.

Primeiramente gostaria de dizer que estive ausente por um longo período devido a uma série de situações profissionais, ministeriais e familiares que impossibilitaram a atualização deste blog, mas enfim, estamos de volta para dar sequência aos nossos estudos sobre a Geografia Bíblica e suas anuências.

Estive fazendo uma pesquisa na internet sobre assuntos judaicos e descobri um site interessantíssimo sobre assuntos relacionados a área, se trata do http://estudosjudaicos.blogspot.com/ , é um espetáculo. Também como não ser sensacional se a responsável pelo blog é a Cláudia Andréa Prata Ferreira, ela é Professora Doutora do Setor de Hebraico do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Departamento de História da UFRJ. Está explicado o porquê de um conteúdo tão rico e vasto contido em seu blog. Vale apena dá uma conferida.

Oriente Médio (parte 01)

Imagem
De tempos em tempos os olhos do mundo se voltam para o Oriente Médio devido ao conflito israelo palestino que eclodem depois de uma quebra dos frágeis acordos de paz que são feitos entre os dois povos. Várias interpretações são dadas para o conflito onde se tenta encontrar uma explicação para a causa do rompimento da trégua. Mas em se tratando específicamente sobre este conflito temos que retomar a alguns séculos atrás para tentarmos entender o porquê de tanto ódio e de tanta intolerância.

Raízes históricas

Há quase dois mil anos antes de Cristo viveu naquelas terras um homem da qual saíra de uma terra muito distante dali donde por orientação divina e por tamanha fé se deslocou por mais de 2.500 km com a sua família até que se estabelecesse na terra da qual o Senhor havia lhe dito. Este homem ficaria conhecido como o Pai da fé, seu nome era Abrão que viria a ser chamado de Abraão.

Conta-nos a Bíblia que Abraão ao sair da terra donde nascera recebeu uma promessa de que sua geração seria c…