Mapa - Acontecimentos bíblicos iniciais

No mapa abaixo estão os países onde se deram o início das histórias bíblicas, tais como o Jardim do Éden, dilúvio, onde habitaram os patriarcas, o Êxodo entre outros temas bíblicos. Ideal para ilustrar aos alunos na introdução da matéria.

Para ampliar basta clicar na imagem.

Aulas dinâmicas

(Foto da Turma 17 - IETEP)



A Geografia Bíblica é uma matéria muito rica e fascinante que necessariamente depende de recursos audio-visuais para alcançar seus objetivos, além, é claro, da desenvoltura do professor que deve se esforçar em não apenas transmitir o conteúdo mas levar ao aluno a entender o que está se falando.



Quando estou ministrando aulas de Geografia Bíblica procuro atrair os alunos para o centro do estudo, não podemos e não devemos nos isolar em uma plataforma de superioridade de conhecimento. Quando o professor age desta forma ele está distanciando mais ainda o aluno na abosorção do que está sendo transmitido.



Envie-nos um e-mail para eber.v@hotmail.com relatando alguma experiência ou sugestão de aulas dinâmicas na área de Geografia Bíblica, se possuir fotos será mais enriquecedor ainda. As melhores sugestões/experiências serão publicadas aqui no blog. Ok?!

Material didático



"Falta de tempo!" Esta é a frase da moda. Devido ao corre-corre da vida muitas vezes nos encontramos sem tempo para realizarmos aquilo que gostaríamos de fazê-lo. Como vivo neste mundo agitado de correria com trabalho, família, igreja e outros estou na moda, com "falta de tempo".

Estou com uma enorme dificuldade em manter atualizado este blog, devido a este fato peço a compreensão dos queridos leitores em entender a minha proposta. Precisaremos modificar a dinâmica das nossas postagens.

Como este blog tem servido como material de consulta para vários professores na área da Geografia Bíblica estarei disponibilizando nos próximos post´s uma série de slides que servirão como recursos didáticos para aulas nesta área. Mapas, Gráficos, Estatísticas, Imagens e outros são fundamentais neste estudo. Segundo pesquisas feitas apontam para o seguinte quadro abaixo:



Portanto, vamos levar aos nossos alunos a aplicação destas informações que com certeza facilitará tanto àquele que leciona quanto a aquele que está na posição de aprendiz.


A mudança portanto se dará desta forma, o conteúdo que estaremos postando será mais conteúdo gráfico tais como imagens, mapas, estatísticas entre outros como recurso didático, desta forma os comentários por parte deste "ser ocupado" serão limitados a algumas notas. Combinado!?


OBS: Reitero que o material que encontra-se aqui neste blog é de livre acesso a todos que quiserem utilizá-lo. Mas cabe apenas um comentário, ao ser postado em outro site ou blog, fica mais elegante que seja colocado o endereço original do conteúdo. Ok?! Que Deus os abençoe.

Viagens Missionárias de Paulo - Derbe



Era uma cidade que ficava na região de Lycaonia, mencionada pela primeira vez no século I AC. Fazia parte de uma secção da província romana da Galácia, no tempo de Paulo. Derbe foi conquistada pelos romanos em 25 AC e foi acrescentada à Galácia por Cláudio em 41 DC.

Segue abaixo alguns eventos registrados no livro de Atos dos Apóstolos:
  • Paulo e Barnabé pregaram nesta cidade durante a primeira viagem missionária de Paulo e aí fundaram uma igreja cristã (At 14:20, 21).
  • Paulo visitou novamente Derbe durante a sua segunda viagem missionária (At 16:1, 2) e possivelmente durante a sua terceira viagem missionária (At 18:23).
  • Gaio, que mais tarde se juntou a Paulo, era natural de Derbe (At 20:4).




Foram apresentadas várias sugestões relativamente à localização da antiga Derbe mas o local só foi descoberto em 1956, quando M. Ballance encontrou, em Kerti um bloco de pedra calcária com inscrições gregas mencionando Derbe. Kerti é um montículo de tamanho moderado, situando-se 83 km a sudeste de Icônio, a atual Konya. Um mapa situa Derbe a cerca de 72 km a sudeste de Icónio mas este mapa não incorpora as mais recentes descobertas no local.