Turma em Santa Dalila




No último sábado (15/08) encerramos nossa participação na extensão do IETEP em Santa Dalila, distrito de Magé-RJ.

Apesar de serem poucos alunos, estes possuem virtudes que nos motivam a ministrar aulas como se fosse para 100 alunos como é o caso da Sede.

Alegria, dedicação, esforço e superação são as marcas desta turma. Que Deus os abençoe turma 01 de Santa Dalila, foi um prazer conhecê-los e uma honra estar com vocês nestes três meses que estivemos juntos.

Um grande abraço a todos.

sds
Eber

Ferramentas para o estudo!




Algumas ferramentas são indispensáveis para o estudante de Geografia Bíblica. Adquirir livros, bíblias, enciclopédias digitais, DVD´s, mapas e outros não pode ser considerado como uma despesa orçamentária mas deve ser encarado como um investimento. Investimento nunca será uma despesa, muito pelo contrário, será de grande valia num futuro.

Esta ganho nem sempre será na ordem financeira mas em conhecimento, em sabedoria, em entendimento... Abrindo um parêntese: como gostaria que minha esposa entendesse isso! (rsrsrs)... continuando...pois bem, estou indicando alguns livros e materiais que serão valiosíssimos no aprendizado do aluno. Vamos lá, são cinco ferramentas para o estudo da geografia Bíblica, são eles:


1) Revistas que possam acrescentar aos seus estudos:



Uma das que eu mais gosto é a "Aventuras da História" da Editora Abril, um conteúdo muito interessante, prático e acessível a todos. É uma boa sugestão, se "aventure" na história, quem sabe você não se apaixona por esta matéria.


2) Atlas bíblicos



Dos que estão no mercado o mais completo (e um dos mais caros) é o Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia, de Paull Lawrence, é bastante rico em informações, e em termos de qualidade gráfica é um dos melhores.
O Atlas Bíblico da Nova Vida não fica pra trás tem uma excelente qualidade gráfica. O Pequeno Atlas Bíblico é ideal para os seminaristas que durante as aulas de Antigo e Novo Testamento, bem como as aulas de Geografia Bíblica, podem levar tranquilamente devido ao seu tamanho e espessura.


3) Livros voltados para área



Um dos melhores livros existentes no mercado é o Geografia da Terra Santa e das Terras Bíblicas de Enéas Torgini, da editora Hagnos, é sensacional. Outro livro também que gosto muito é o Geografia Histórica do Mundo Bíblico, de Netta Kemp de Money, da Editora Vida, é outra fonte de pesquisa muito rica.

4) Bíblias de Estudo



Tenho algumas Bíblias em casa, uma das que possuem uma riqueza de conhecimento em seus comentários é a Bíblia de Estudo Genebra, para estudo sistemático da Bíblia esta na minha opnião não tem pra ninguém. Só uma observação, para minhas ministrações uso a minha velha e amada Bíblia de Estudo Pentencostal.

5) Sites interessantes



Quanto a esta ferramenta disponibilizei aos nossos visitantes uma lista daqueles que considero como os meus melhores, sei que esta lista só tende a aumentar pois a cada dia tenho descoberto alguns tesouros dignos de serem compartilhados com os amados. Portanto, deem uma checada, vale a pena, não paga nada rsrs. Que Deus os abençoe!

Império Romano




Roma em seu apogeu governava, praticamente, metade da população que existia no mundo! E era uma potência eminentemente urbana. Os cálculos indicam que só a Itália tinha 1.197 cidades e uma província como a Espanha, abrigava 360 cidades. Hoje equivaleria ao número de 47 países sob o domínio de Roma.