28 outubro, 2009

Mapa das antigas divisões da Palestina




Ao longo da história da Palestina os nomes das regiões foram sendo alteradas gradativamente de acordo com os seus conquistadores. Segue abaixo algumas destas épocas:

AO TEMPO DOS CANANEUS (Domínio cananeu antes da conquita pelo povo israelita)



AO TEMPO DOS ISRAELITAS (Quando da conquista de Josué a terra foi repartida entre as tribos de Israel)



AO TEMPO DOS ROMANOS (O chamado sistema das TETRARQUIAS romanas que previa a divisão do poder ao invés do poder absoluto)

20 outubro, 2009

Mapas - Mar Morto















16 outubro, 2009

Resultado da Enquete - Impérios

Agradeço a todos os 140 "eleitores" que participaram de nossa enquete realizado entre os dias 15/09 a 15/10/2009, segue abaixo o resultado:

15 outubro, 2009

Prêmio Dardos




O que é?

Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, esforço, ajuda, transmissão de conhecimento, todos os dias.

Regras:

1. Você terá que aceitar o award e colocar em seu blog, juntamente com o nome da pessoa que lhe deu o prêmio e o link do seu blog

Recebi este selo do blog http://inconformadoscomomundo.blogspot.com/ o qual agradeço o carinho.

2. Você terá que oferecer o prêmio para 10 blogs que são merecedores deste prêmio. E não se esqueça de avisá-los sobre a indicação.

Nós do geografia-biblica indicamos este prêmio para os seguintes blogs:

http://blogdaeveline.blogspot.com
http://cirozibordi.blogspot.com/
http://www.genizahvirtual.com/
http://achediscipulos.blogspot.com/
http://estudosjudaicos.blogspot.com/
http://bibliotecabiblica.blogspot.com/
http://inforgospel.wordpress.com/
http://www.efetividade.net/
http://detudoblogue.blogspot.com/
http://universodahistoria.blogspot.com/

14 outubro, 2009

Avaliações alternativas




Quando dou início em uma turma tenho a preocupação com duas coisas:

1) como tornar a matéria interessante, atrativa, empolgante para o aluno e;
2) como avaliar o conteúdo ensinado, qual tipo de avaliação posso aplicar.

Tenho em mente que o aluno não precisa ir para uma prova nervoso e apreensivo, isto atrapalha o desenvolvimento do seu raciocínio, procuro pensar sempre na aplicação de avaliações alternativas visando a integração entre os alunos, a participação conjunta no desenvolvimento do raciocínio e o desafio da realização da tarefa apresentada. Desta forma uma avaliação torna-se uma vitrine para o professor analisar o comportamento, relacionamento e o interesse do aluno no decorrer da execução do trabalho proposto. Listei pelo menos três experiências em que apliquei avaliações alternativas com turmas em que lecionei, segue abaixo:

1)Fazendo a prova do próximo


Esta modalidade de avaliação consiste da seguinte forma:

- Divida a classe em seis grupos;
- Peça que cada grupo elabore uma prova contendo dez perguntas dentro do conteúdo da apostila;
- Peça para que o "grupo 1" entregue a prova elaborada para o "grupo 2" e este de igual forma entregue a prova elaborada para o mesmo. A regra se aplica para os demais grupos.

Com isto os alunos aprendem duas vezes: eles lêem a apostila para confeccionar a prova para o outro grupo e de igual forma precisam ler a apostila para responder a prova recebida do outro grupo.

2) Prova com jogos educacionais

Esta modalidade é o tipo de prova desenvolvida através de jogos educacionais, tais como:

- Cruzadinhas
- Caça palavras
- Jogo da velha
- Entre outros


É uma forma descontraída que pode ser aplicada tanto em grupo ou individualmente.

3) Trabalhos

A última experiência em que apliquei uma avaliação alternativa foi a da criação de um vídeo caseiro (com máquinas digitais) elaborado pelos próprios alunos. Segue abaixo o passo-a-passo desse trabalho:

- Solicitamos que seis alunos viéssem á frente onde estariam com a função de representantes de grupos, então solicitamos que cada um pegasse um papel dobrado que estava embaralhado em cima da mesa.
- Em cada papel estava o nome do império em que seria trabalhado por cada grupo;

- Passei como seria o critério de avaliação, conforme abaixo:

a) Abordagem (documentário, entrevista, reportagem, vídeo-aula, etc...)
b) Recursos audio-visuais empregados (figuras, gráficos, fotos, etc...)
c) Organização na entrega da mídia (cd etiquetado, com capa personalizada, etc...)
d) Entrega da mídia (na data e apresentação do trabalho a turma)
e) Cumprimento de tempo estipulado (não poderia ser menor que três minutos e não deveria exceder a cinco minutos)

Anexo a mídia o grupo descreveria a ficha técnica dos envolvidos (redação, fontes do material, apresentador(es), edição...);

Na ocasião deixamos a opção para os alunos de ser feito uma apresentação de power point ao invés do vídeo caseiro. Neste caso cometemos uma falha, aliás duas, a de não definirmos qual seria a versão do power point a ser salvo na mídia e a da flexibilidade da opção entre um e outro, o ideal seria ou uma coisa ou outra, uma vez que o critério não contemplou em sua totalidade a apresentação em Power Point.
De qualquer forma o resultado foi interessante e surpreendente.

Caso você tenha alguma experiência ou idéia de aula ou prova alternativa que aplicou ou pensa em aplicar encaminhe um e-mail para eber.v@hotmail.com onde estaremos postando aqui em nosso blog.