Monarquia Hebraica (Parte 2/2)

Divisão do reino (931-586 a.C.)

Com a morte de Salomão, em cerca de 930 a.C., seu filho Roboão foi reconhecido como o novo rei de Judá (I Rs 11.43, 12.1), mas foi rejeitado pelos anciãos das tribos do norte no concílio de Siquém, por causa das medidas repressivas de seu pai. Roboão recusou deixar por completo semelhantes medidas. As tribos do norte elegeram o exilado Jeroboão como líder (I Rs 12.20). Dois reinos se emergiram, Israel, no norte, e Judá, no sul, divididos aproximadamente ao longo da fronteira tradicional entre Efraim e Benjamin.

O novo Reino do Norte, conhecido também como Reino de Israel, pôs por capital Siquém, que depois passou a ser Samaria. O Reino Sul de Judá manteve Jerusalém como capital do seu reino.

Israel teve várias mudanças de dinastia e duraram só uns 200 anos, até a destruição de Samaria, em 722 a.C. Judá foi mais estável, retendo a dinastia de Davi ao longo de sua história mais longa cerca de 350 anos, até que Jerusalém foi conquistada em 586 a.C.


6 comentários:

Rosely Archela disse...

Boa tarde Eber,
Postei um quadro sobre os profetas desse período. Será um prazer receber seus comentários.
Um abraço, Ro Archela
http://geografiadoorientemedio.blogspot.com/search/label/Profetas

Anónimo disse...

indiquei seu blog no boletim semanal de minha igreja temos um presbitero que é apaixonado pelo tema e já contagiou muitos com seu "mapas de tesouros" como ele chama todos os mapas que faz para ilustrar suas aulas.

Eber Ventura disse...

Professora,

já adicionei seu blog em meus favoritos e estarei sempre visitando e quando possível deixarei alguns comentários.

sds em Cristo,
Eber

Eber Ventura disse...

A Gotas de Arte,

muita gentileza de sua parte pela indicação no boletim. Fico feliz em poder ser útil de alguma forma.

sds em Cristo,
Eber

maria disse...

gOSTEI DA PÁGINA.
SOMENTE NA TABELA ENCONTREI UM DETALHE QUE PODE TER SIDO POR ENGANO OU MESMO UM ERRO DE DIGITAÇÃO E NÃO ESTÁ CONFIRMADO NA BÍBLIA; A CAPITAL DO REINO DO NORTE ISRAEL ERA SIQUÉM E MAIS TARDE SAMARIA E A CAPITAL DO REINO DO SUL JUDÁ ERA JERUSALÉM.

Anónimo disse...

Bem lgl me ajudou a fz meu tblh de historia muito obrigado quero te.conhecer ro archelan