11 setembro, 2012

Visita ao Centro Cultural Jerusalém


Prezados leitores, já algum tempo gostaria de dividir com vocês um programa muito interessante e enriquecedor que realizamos com um grupo de alunos do curso de Teologia em que leciono. 

Estou falando da nossa visita ao Centro Cultural Jerusalém, localizado em Del Castilho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Trata-se da exposição permanente da réplica de Jerusalém da época do segundo templo. 

Com mais de 736 m² esta maquete é a segunda do gênero no mundo (a original está no hotel Holyland de Jerusalém). Inaugurada em maio de 2008 e administrada pela Igreja Universal do Reino de Deus a instalação reproduz a arquitetura e topografia da capital de Israel na época do Segundo Templo, que data o ano 66 d.C. Isto sem contar com um sistema de iluminação que proporciona ao visitante a idéia da passagem do dia (amanhecer, entardecer e anoitecer). Muito interessante.

A exposição recebe atualmente uma média de 4 mil visitantes mensais, sendo 80% desse público concentrado nos fins de semana. Para visitas em grupo o ideal é que seja feito um agendamento prévio para que a organização do CCJ reserve um guia para apresentar a exposição. Abaixo seguem alguns dados fornecidos pelo site do Centro Cultural Jerusalém (http://www.centroculturaljerusalem.com.br).

 Endereço: Av. Dom Helder Câmara, 4242 (antiga Av. Suburbana) – Anexo Del Castilho – Rio de Janeiro – RJ Horário: 9:00hs às 18:00hs de segunda-feira a sábado, e das 9:00hs às 16:30 aos domingos. Telefones: 2582-0143(FAX), 2582-0140 e 2582-0146 





4 comentários:

Ro Archela disse...

Há tempos ouço falar dessa maquete que ainda não conheço, pelas fotos pude ver uma boa parte. Tenho certeza que seus alunos aproveitaram bem e puderam correlacionar muitos fatos estudados em aula.

Estou disponibilizando mapas elaborados por mim para quem quiser baixar. Caso gostaria de ver algum exclusivo que não se encontra lá e eu tiver em meu acervo, posso disponibilizar no blog, é só entrar em contato. Abraços,
http://www.geografiadoorientemedio.roarchela.com/

Rodrigo Muller disse...

Um dia sonho em conhecer esta maquete pessoalmente já vi várias fotos dela no facebook. Incrível o tamanho e perfeição.
sejaempreendedor.info

Eber Ventura disse...

Olá Rodrigo, é realmente fantástico. Recomendo a todos que podem visitar esta maquete. A estrutura é excelente. Estamos montando mais uma caravana no início de abril para a visitarmos novamente. Em breve estaremos postando mais fotos. Um grande abraço.

Eber Ventura disse...

Ro Archela, é muito bom. Além da maquete existe também no espaço algumas exposições fixas que mostram a história de Israel, alguns achados arqueológicos do primeiro século, enfim, um prato cheio pra quem gosta da matéria.