08 novembro, 2012

Avaliação Alternativa - Feira de Conhecimentos


FEIRA CULTURAL


Olá queridos(as) leitores, paz gloriosa. Como vão?!

Gostaria de compartilhar com vocês um novo conceito de avaliação que estou desenvolvendo com meus alunos da Turma 25 do IETEP (Instituto de Ensino Teológico de Petrópolis) nesta primeira etapa da matéria.

Modo

Trata-se da “Feira Cultural” ou “Feira de Conhecimentos”. O tema é: “Os impérios da Bíblia”.

Preparação

E para isto tivemos que desmembrar a turma em seis grupos, cada qual com um império (Egípcio, Assírio, Babilônico, Medo-Persa, Grego e Romano). Solicitamos seis voluntários para liderar uma atividade que iríamos desenvolver com a turma. Logo se apresentaram os mesmos, pedi para que se pusessem de frente para a turma. Antes, porém, havia dobrado seis papéis contendo o nome em cada um dos impérios citados. Pedi para cada um deles  escolhessem um papel dobrado. Só então, falei do que se tratava, e o porquê deles estarem ali.

Logo depois de informar o trabalho que seria desenvolvido pedi para que os líderes dos grupos falassem seu nome e informassem a turma qual era o nome do Império que haviam escolhidos no sorteio.


Pontos a serem observados

Para realização da feira precisei pensar nos seguintes itens para a execução:

- Local
- Estabelecer um cronograma
- Critérios da avaliação
- Desenvolvimento do trabalho

Ao término da aula realizei uma reunião com os líderes e passei algumas orientações sobre a realização da mesma. Mencionei a necessidade de que não se tratava de uma gincana em que os grupos não estariam competindo um contra o outro. Que deveriam se preocupar apenas em apresentar o seu melhor na Feira. Que caso houvésse alguma dificuldade interna nos grupos estaria disposto a auxiliar. Passei também a necessidade de divisão de tarefas aos comandados para que ninguém ficásse de fora da execução do trabalho. 

Enfim, agora é só aguardar como será a feira uma vez que ela só ocorrerá no dia 28/11/2012.
 
Abaixo coloquei a disposição de vocês os slides em que apresentei para eles o trabalho. Ah, esta apresentação foi impressa e entregue aos líderes dos grupos, isso é muito importante para que não haja algum tipo de falha de comunicação, principalmente quanto ao cronograma e critérios de avaliação.

Um grande abraço, fiquem na paz.

 

0 comentários: