Avaliações alternativas




Quando dou início em uma turma tenho a preocupação com duas coisas:

1) como tornar a matéria interessante, atrativa, empolgante para o aluno e;
2) como avaliar o conteúdo ensinado, qual tipo de avaliação posso aplicar.

Tenho em mente que o aluno não precisa ir para uma prova nervoso e apreensivo, isto atrapalha o desenvolvimento do seu raciocínio, procuro pensar sempre na aplicação de avaliações alternativas visando a integração entre os alunos, a participação conjunta no desenvolvimento do raciocínio e o desafio da realização da tarefa apresentada. Desta forma uma avaliação torna-se uma vitrine para o professor analisar o comportamento, relacionamento e o interesse do aluno no decorrer da execução do trabalho proposto. Listei pelo menos três experiências em que apliquei avaliações alternativas com turmas em que lecionei, segue abaixo:

1)Fazendo a prova do próximo


Esta modalidade de avaliação consiste da seguinte forma:

- Divida a classe em seis grupos;
- Peça que cada grupo elabore uma prova contendo dez perguntas dentro do conteúdo da apostila;
- Peça para que o "grupo 1" entregue a prova elaborada para o "grupo 2" e este de igual forma entregue a prova elaborada para o mesmo. A regra se aplica para os demais grupos.

Com isto os alunos aprendem duas vezes: eles lêem a apostila para confeccionar a prova para o outro grupo e de igual forma precisam ler a apostila para responder a prova recebida do outro grupo.

2) Prova com jogos educacionais

Esta modalidade é o tipo de prova desenvolvida através de jogos educacionais, tais como:

- Cruzadinhas
- Caça palavras
- Jogo da velha
- Entre outros


É uma forma descontraída que pode ser aplicada tanto em grupo ou individualmente.

3) Trabalhos

A última experiência em que apliquei uma avaliação alternativa foi a da criação de um vídeo caseiro (com máquinas digitais) elaborado pelos próprios alunos. Segue abaixo o passo-a-passo desse trabalho:

- Solicitamos que seis alunos viéssem á frente onde estariam com a função de representantes de grupos, então solicitamos que cada um pegasse um papel dobrado que estava embaralhado em cima da mesa.
- Em cada papel estava o nome do império em que seria trabalhado por cada grupo;

- Passei como seria o critério de avaliação, conforme abaixo:

a) Abordagem (documentário, entrevista, reportagem, vídeo-aula, etc...)
b) Recursos audio-visuais empregados (figuras, gráficos, fotos, etc...)
c) Organização na entrega da mídia (cd etiquetado, com capa personalizada, etc...)
d) Entrega da mídia (na data e apresentação do trabalho a turma)
e) Cumprimento de tempo estipulado (não poderia ser menor que três minutos e não deveria exceder a cinco minutos)

Anexo a mídia o grupo descreveria a ficha técnica dos envolvidos (redação, fontes do material, apresentador(es), edição...);

Na ocasião deixamos a opção para os alunos de ser feito uma apresentação de power point ao invés do vídeo caseiro. Neste caso cometemos uma falha, aliás duas, a de não definirmos qual seria a versão do power point a ser salvo na mídia e a da flexibilidade da opção entre um e outro, o ideal seria ou uma coisa ou outra, uma vez que o critério não contemplou em sua totalidade a apresentação em Power Point.
De qualquer forma o resultado foi interessante e surpreendente.

Caso você tenha alguma experiência ou idéia de aula ou prova alternativa que aplicou ou pensa em aplicar encaminhe um e-mail para eber.v@hotmail.com onde estaremos postando aqui em nosso blog.

Biblioteca das cartas e epístolas Paulinas

Conforme solicitação da nossa leitora Nilma estamos disponibilizando a Biblioteca das cartas e epístolas Paulinas na ordem cronológica.



Trôade




Trôade ou Trôas, hoje conhecida pelo nome de Eski-Stamboul é uma cidade portuária localizada na região oeste da Turquia. É o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros entre a Ásia ocidental (Turquia) e Macedônia. Está localizada ao sul do sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia. Foi uma importante colônia romana conhecida pelo nome de Alexandria Trôade. Suas ruínas encontram-se no centro de uma floresta de carvalhos que ainda são grandes e imponentes.

Paulo por duas vezes navegou para Filipos passando por esta cidade, uma na Primeira Viagem (52 d.C.) e a outra na Segunda Viagem (57 d.C.), ele teria voltado naquela cidade por mais duas ocasiões (At 16.8,11 - 20.5,6 - II Co 2.12 - II Tm 4.13).

Foi nesta cidade que Paulo durante a ministração da Palavra ocorre um grave acidente com o jovem por nome Êutico quando este cai do terceiro andar do cenáculo onde estavam reunidos, porém, pelas mãos de Paulo é levantado com vida após terem o dado como morto (At 20.7-12).

Ali, também, passados muitos anos, ele deixou a capa e alguns pergaminhos na casa de Carpo. (II Tm 4.13).

Foi ali também que Paulo durante a segunda viagem missionária teve uma visão de um homem da Macedônia pedindo que passassem àquela região e anunciassem as boas novas de salvação (At 16.8).




Turma 18 - Uma turma integrada










Ontém também concluímos nossas aulas de GBI 1 - Mundo Antigo, na turma 18. Uma turma que me deixou muitas marcas positivas. Marcas que vou levar comigo para sempre. São muitas qualidades das quais posso destacar aqui, esta é uma turma: Comprometida, Alegre, Atenciosa e sobretudo, uma turma Integrada.

Quantas e quantas vezes cheguei pra ministrar aulas com minhas "baterias" quase acabando mas quando via os olhos atentos, as mãos ligeiras à anotar as palavras que falava, o interesse estampado nas testas franzidas... sinceramente, não tem preço para um professor ver isto em um aluno. Portanto, meu muito obrigado por esta turma que por muitas vezes ficou prejudicada com o horário exprimido entre uma aula e outra e devido aos ajustes do datashow e do notebook (quanta dor de cabeça!)... Abrindo um parêntese, mas não posso reclamar, visto que nas primeiras aulas que ministrei no IETEP muitas delas nem contava com um retroprojetor quanto mais um datashow, já avançamos bem, que venham as novas tecnologias para poder facilitar a vida do professor e do aprendizado do aluno!

Meus caros, um grande abraço. Foi um prazer enorme conhecê-los e até o ano que vem se Deus quiser!

do Amigo e professor,

Eber

Turma 19 - Turma da Alegria




Quero agradecer a esta turma maravilhosa em que tive a honra e o prazer de ministrar aulas nas quartas-feiras dos últimos três meses. Meu muito obrigado pela atenção, pelo esforço, dedicação e sobretudo pelo esmero apresentado por esta turma durante as nossas aulas.

Um grande abraço a todos vocês e ano que vêm, se Deus quiser, tem mais! Juntos percorreremos as terras da Palestina nos tempos bíblicos bem como as terras percorridas pelo Apóstolo Paulo.

Que Deus os abençoe.

Sds em Cristo,

Eber

O dia que Alexandre, o Grande, se curvou




Flávio Josefo em seu livro a “História dos Hebreus” relata-nos o seguinte episódio revelando a Soberania de Deus sobre os impérios e a sua misericórdia para com o seu povo:

“Quando este ilustre conquistador tomou esta última cidade (Tiro), ele avançou para Jerusalém e o grão sacrificador Jado, que bem conhecia a sua cólera contra ele,
vendo-se com todo o povo em tão grave perigo, recorreu a Deus, ordenou orações públicas para implorar o seu auxílio e ofereceu-lhe sacrifícios. Deus apareceu-lhe em sonhos na noite seguinte e disse-lhe que fizesse espalhar flores pela cidade, mandar abrir todas as portas e ir revestido de seus hábitos pontificais, com todos os santificadores, também assim revestidos e todos os demais vestidos de branco, ao encontro de Alexandre, sem nada temer do soberano, porque ele os protegeria... Os fenícios e os caldeus, que estavam no exército de Alexandre, não duvidaram de que na cólera em que se achava contra os judeus ele lhes permitiria saquear Jerusalém e daria um castigo exemplar ao grão-sacrificador. Mas aconteceu justamente o
contrário, pois quando o soberano apenas viu aproximou-se sozinho dele, adorou aquele augusto nome e saudou o grão-sacrificador, ao qual ninguém ainda havia saudado...
... Mas os reis da Síria e outros grandes, que o acompanhavam, ficaram surpresos, de tal espanto que julgaram que ele tinha perdido o juízo... Parmênio... Perguntou-lhe como ele, que era adorado em todo o mundo, adorava o grão-sacrificador dos judeus. “Não é a ele” respondeu Alexandre, “ao grão-sacrificador, que eu adoro, mas é a Deus de que ele é o ministro, pois quando eu ainda estava na Macedônia e imaginava como poderia conquistar a Ásia. Ele me apareceu em sonhos com esses mesmos hábitos e me exortou a nada temer, disse-me que passasse corajosamente o estreito de Helesponto e garantiu-me que Ele estaria á frente de meu exército e me faria conquistar o império persa.”

Turma em Santa Dalila




No último sábado (15/08) encerramos nossa participação na extensão do IETEP em Santa Dalila, distrito de Magé-RJ.

Apesar de serem poucos alunos, estes possuem virtudes que nos motivam a ministrar aulas como se fosse para 100 alunos como é o caso da Sede.

Alegria, dedicação, esforço e superação são as marcas desta turma. Que Deus os abençoe turma 01 de Santa Dalila, foi um prazer conhecê-los e uma honra estar com vocês nestes três meses que estivemos juntos.

Um grande abraço a todos.

sds
Eber

Ferramentas para o estudo!




Algumas ferramentas são indispensáveis para o estudante de Geografia Bíblica. Adquirir livros, bíblias, enciclopédias digitais, DVD´s, mapas e outros não pode ser considerado como uma despesa orçamentária mas deve ser encarado como um investimento. Investimento nunca será uma despesa, muito pelo contrário, será de grande valia num futuro.

Esta ganho nem sempre será na ordem financeira mas em conhecimento, em sabedoria, em entendimento... Abrindo um parêntese: como gostaria que minha esposa entendesse isso! (rsrsrs)... continuando...pois bem, estou indicando alguns livros e materiais que serão valiosíssimos no aprendizado do aluno. Vamos lá, são cinco ferramentas para o estudo da geografia Bíblica, são eles:


1) Revistas que possam acrescentar aos seus estudos:



Uma das que eu mais gosto é a "Aventuras da História" da Editora Abril, um conteúdo muito interessante, prático e acessível a todos. É uma boa sugestão, se "aventure" na história, quem sabe você não se apaixona por esta matéria.


2) Atlas bíblicos



Dos que estão no mercado o mais completo (e um dos mais caros) é o Atlas Histórico e Geográfico da Bíblia, de Paull Lawrence, é bastante rico em informações, e em termos de qualidade gráfica é um dos melhores.
O Atlas Bíblico da Nova Vida não fica pra trás tem uma excelente qualidade gráfica. O Pequeno Atlas Bíblico é ideal para os seminaristas que durante as aulas de Antigo e Novo Testamento, bem como as aulas de Geografia Bíblica, podem levar tranquilamente devido ao seu tamanho e espessura.


3) Livros voltados para área



Um dos melhores livros existentes no mercado é o Geografia da Terra Santa e das Terras Bíblicas de Enéas Torgini, da editora Hagnos, é sensacional. Outro livro também que gosto muito é o Geografia Histórica do Mundo Bíblico, de Netta Kemp de Money, da Editora Vida, é outra fonte de pesquisa muito rica.

4) Bíblias de Estudo



Tenho algumas Bíblias em casa, uma das que possuem uma riqueza de conhecimento em seus comentários é a Bíblia de Estudo Genebra, para estudo sistemático da Bíblia esta na minha opnião não tem pra ninguém. Só uma observação, para minhas ministrações uso a minha velha e amada Bíblia de Estudo Pentencostal.

5) Sites interessantes



Quanto a esta ferramenta disponibilizei aos nossos visitantes uma lista daqueles que considero como os meus melhores, sei que esta lista só tende a aumentar pois a cada dia tenho descoberto alguns tesouros dignos de serem compartilhados com os amados. Portanto, deem uma checada, vale a pena, não paga nada rsrs. Que Deus os abençoe!

Império Romano




Roma em seu apogeu governava, praticamente, metade da população que existia no mundo! E era uma potência eminentemente urbana. Os cálculos indicam que só a Itália tinha 1.197 cidades e uma província como a Espanha, abrigava 360 cidades. Hoje equivaleria ao número de 47 países sob o domínio de Roma.