O Egito - Parte 3



Rio Nilo

Com cerca de 6.696km de comprimento, o Rio Nilo é considerado atualmente como o maior rio do mundo em extensão, tendo suas nascentes na região dos grandes lagos da África equatorial, por onde se estendem dois braços chamados Nilo Brando e Nilo Azul e seus afluentes.

O Nilo corre na direção sul-norte através do Egito, desaguando no Mediterrâneo, através de um estuário de 250km de largura. As chuvas produzidas pelas nuvens formadas sobre o oceano Índico e levadas pelos ventos sobre as cordilheiras da África Oriental e Equatorial faziam transbordar o Nilo e seus afluentes, levando para o Egito o aluvião fertilizante das vertentes das montanhas. O transbordamento do Nilo nas regiões áridas do Egito e consequente abundância das colheitas, notadamente na região do Delta, era considerado pelos egípcios obra de seus deuses.

Atualmente, apenas 4% do território egípcio são consideradas férteis, estas são banhadas pelo Rio Nilo. Se não fosse as suas águas o Egito seria um deserto inabitável, o Nilo portanto é considerado o coração do Egito sem ele não poderia sobreviver.

A parte navegável vai até a ilha elefantina, antigamente chamada de Yeb, 1145km ao sul do Cairo. Existem mais cinco cataratas que impedem a navegação do alto Nilo. Existiam muitas fortificações ao longo do rio, entre as quais a cidade de Siene (atual Assuã) referida em Ez 29.10. A palavra Sior ou Shiohr, que se encontra em algumas referências também significa Nilo (Js 13.3; I Cr 13.5). Os rios da Etiópia (Is 18.1) são afluentes do Nilo. A primeira referência está em Gn 41.1. Provavelmente foi o rio em que a filha do Faraó tenha encontrado a Moisés em uma arca à borda do rio (Êx 2.1-10).

4 comentários:

Eveline disse...

Eu quero votar, mas não sei como. Tô na dúvida. Quero votar em Roma e Éfeso. tenho muita vontade de conhecer esses lugares pessoalmente. Uma amiga minha visitou a prisão ond o apóstolo Paulo esteve. Falou que é emocionante! Imagina!
também quero conhecer esse palácio construido para Diana (acho que é isso) em Éfeso. deve ser lindo!
Também gostei de saber um pouco mais sobre Damasco. Quer dizer que foi lá que aconteceu toda a história de Jó? Interessante!

Bem, é isso!

Aprendi bastante sobre esses lugares!

Continue postando mais informações sobre esses lugares bíblicos!

Muito interessante!

Eber Ventura disse...

De fato deve ser emocionante visitar a Roma e principalmente o local onde o apóstolo Paulo esteve preso, porém do "Templo Diana" minha irmã, só sobrou uma coluna pra tirar foto... a única que resistiu aos terremotos da região. E o que dizer de Damasco... é verdade, há um grupo que defende a idéia de que tenha sido lá o palco da história de Jó.

Minha irmã, obrigado pelo elogio. Fico feliz que tenhas gostado.

sds
Eber

Anónimo disse...

Ola, graça e paz, sera alguem poderia me fornecer algumas informações sobre a Assiria, ouvi dizer que dela partiu todos os povos, se puderem me ajude, desde obrigado.

Anónimo disse...

Que Deus continue te usa
ndo cada vez mais parabens pelas suas postagens!!!!
Abs!
Faculdade Teológica