19 novembro, 2007

Montes da Palestina - Parte 01

Montes da Palestina (01)

Os montes sempre exerceram uma importância muito grande para os judeus pois grande parte dos feitos históricos da nação israelita foram realizados neles. Grandes batalhas travadas, manifestações da presença de Deus, líderes perderam suas vidas, as leis foram entregues em um monte... tudo isto nos montes.

Seguindo uma definição de John Davis: "Elevação natural da terra. Aplica-se geralmente a uma eminência, mais ou menos saliente, menor do que a montanha e maior do que um outeiro. Estes nomes tem valor relativo; ás vezes a mesma elevação é designada, em alguns lugares por monte e outros por montanha. Monte é a tradução do hebraico 'Gibah', e do grego 'Bounos'".


O estudo dos montes desta região podem ser dividos em dois grandes grupos:

  • Os Montes palestínicos

  • Os Montes transjordanianos

1) Montes palestínicos:

Representa o grupamento de montes que localizam-se entre o Mar Mediterrâneo e o Vale do Jordão, portanto, a parte oeste do Rio Jordão. Este grupo subdivide-se em três grupos que representam as regiões que coube por possessão a três filhos de Jacó, entre eles encontram-se os seguintes grupamentos de montes palestínicos:


1.1 - Montes de Naftali

Localiza-se na região norte do território palestínico. Compõe este grupo os seguintes montes:


  • Monte Hatin

  • Monte Tabor

  • Monte Gilboa

  • Monte Carmelo

1.2 - Montes de Efraim



Localiza-se na região central do território palestínico e é constituído de dois montes:



  • Monte Ebal

  • Monte Gerizim

1.3 - Montes de Judá

Localiza-se no sul do território palestínico e fazem parte deste grupo os seguintes montes:


  • Monte das Oliveiras

  • Monte Sião

  • Monte Moriá

  • Monte da Tentação






8 comentários:

Anónimo disse...

sou professora de EBD e apaixonada por Geografia Bíblica..gostei muito das informações que encontrei aqui no seu Blogg..parabens e continue assim..

Daniel Lana disse...

sou dc da Ass.De Deus em belo horizonte,e estou sempre em busca de informações relacionadas a biblia.fui ricamente abençoado pelas informações obtidas aqui.que Deus o abençoe cada dia mais.

Angelistes disse...

aki eh o Rodrigo do 1º ano do STBN de Araçatuba. To fazenu trabalho de geografia bíblica sobre montes da palestina. Paz a todos!!!

Faculdade de Teologia disse...

Que Deus continue te usa
ndo cada vez mais parabens pelas suas postagens!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Faculdade Teológica disse...

Parabens muito bom seu Post!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Gilmar Telles disse...

Estou fazendo a faculdade de Teologia a distancia na Unigran. e o material que vc disponibiliza em seu bog eh maravilhoso e extremamente esclarecedor. Muito Obrigado e parabéns. Que DEUS abençoe o seu trabalho. shalom.

William disse...

Iniciei no curso básico de teologia no IBP(Paulínia-SP),e quero adquirir esse material.Parabéns pela matéria me ajudou a fazer um trabalho de geografia bíblica e a estudar para a prova.DEUS abençõe!
William Lopes

IGREJA BATISTA GETSEMANI disse...

Meu nome É Crisóstenes da Igreja Batista Getsêmani e fui ricamente abençoado em achar essa matéria para colocar no nosso boletim informativo de nossa igreja.
Parabéns amado por essa paixão pela geografia bíblica.