O Dilúvio


A história e geografia bíblica do Gênesis é dividida em duas partes, são elas:

· O período antediluviano;
· O período pós-diluviano.


Período Antediluviano

A origem do homem conforme nos relata a Bíblia sagrada nos aponta para a região da Mesopotâmia (Entre Rios), região esta onde se localiza o Iraque.

Também conhecida como a região do Sinear (Gn 10.10; 11.2) ou Sinar (Gn 14.1,9) é um dos principais campos de estudos dos arqueólogos.

Existem duas fontes principais de estudo no período antediluviano, são elas:
· No livro de Gênesis capítulo 4 onde há relatos de que alguns homens desenvolvem aptidões para algumas ocupações, tais como: criação de gado, ferraria e manufatura de instrumentos musicais, de sopro e de cordas.
· Nas escavações realizadas entre os anos 1929 e 1933 em Ur-naamu feitas pelo inglês Sir Leonardo Wooley onde descobriu restos arqueológicos da época do dilúvio.

Período Pós-diluviano

Nos montes Ararates (figura ao lado), onde hoje está localizado ao extremo nordeste do território da Turquia, a cerca de 5.500 metros, foi onde a arca construída por Noé descansou, bem distante de onde havia iniciado sua jornada (cerca de 800km).
É neste território que se tem início o repovoamento do mundo através da descendência de Noé. No capítulo 10 de Gênesis traça-nos a genealogia das nações.

Abaixo segue a origem destas nações:

a) JAFÉ – Gn 10.2-5
· Gômer: Celtas e Cimbros (franceses / ingleses/ alemães / dinamarqueses)
· Magogue: Russos e Citas (Antigos países da URSS)
· Medal: Medos e Persas (iraniano)
· Javã: Gregos
· Tubal: Russos (Proximidades do Azerbaijão)
· Meseque: Russos
· Tiras: Trácios (bulgaros)

b) Cão (Cã ou Cam) – Gn 10.6-20
· Cuxe: Etíopes (Sudaneses)
· Mizraim: Egípcios
· Pute: Líbios
· Canaã: Cananeus (Israelenses e Palestinos)

c) SEM – Gn 10.21-31
· Elão: Elamitas (Iranianos)
· Assur: Assírios (Iraquianos)
· Arfaxade: Caldeus (Iraquianos e kwaitianos)
· Lude: Lídia (Turcos)
· Arã: Sírios ou arameus (Sírios)

Aos Amantes da Geografia Bíblica

Olá!
A partir de hoje estou inaugurando este espaço que servirá como um mural para todos aqueles que amam o estudo da Bíblia Sagrada, e em especial, aos que como eu, gostam da área de Geografia Bíblica.

O que me impulsionou a criá-lo foi o meu desejo em partilhar algumas abordagens sobre este tema, desenvolver pesquisas na área, trocar idéias e informações, fazer algumas indicações de livros na área e promover um ponto de encontro com os nossos queridos alunos do IETEP, Instituto de Ensino Teológico de Petrópolis(RJ), que nos estimulam a cada aula a não somente aprendermos mas amar o estudo bíblico.

Portanto, sintam-se a vontade a casa também é sua. Abraços a todos.

Saudações em Cristo
Eber