29 abril, 2008

Boa Dica!


Um best-seller que permanece até hoje, com mais de 10 milhões de livros vendidos em todo o mundo. Completamente revista, ampliada e atualizada de acordo com os mais recentes resultados das pesquisas, esta obra, consagrada no mundo inteiro como básica sobre pesquisas bíblicas, coloca ao alcance do público leigo uma quantidade imensa de material examinado pela ciência, o qual, por causa do seu inestimável valor iconológico, se mantinha guardado, juntamente com os relatórios das expedições arqueológicas, em arquivos e bibliotecas especializadas, somente acessíveis aos peritos da matéria. Werner Keller, ao pesquisar fatos históricos e achados arqueológicos, provou que os acontecimentos narrados na Bíblia realmente ocorreram. E, ao dar vida a fatos do passado, criou uma reportagem histórica que fascina o leitor...uma incrível aventura em busca dos fundamentos históricos do livrodos livros.

22 abril, 2008

Curiosidades da Geografia

Egípcios:


  • Os Egípcios imaginavam que a terra era suspensa por um par de asas


  • Imaginavam que a terra era sustentada por cinco colunas


  • Na idéia de criação do mundo este havia sido literalmente “chocado”, seria portanto um “ovo cósmico”.




Gregos:



  • Inicialmente criam que o formato da terra era cilíndrica



O clero na idade média:

  • Defendiam a idéia que a terra tinha o formato de uma mesa (!!!!), em semelhança a mesa dos pães da preposição que são mencionadas no Tabernáculo construído pelos israelitas






08 abril, 2008

Viagens Missionárias de Paulo - Icônio

Depois de um longo recesso estamos reiniciando nossos estudos. Devido a questões de ordem profissional não pude dar a atenção devida áqueles que diariamente estão consultando os artigos relacionados à matéria da Geografia Bíblica.


Dando sequência às viagens missionárias falaremos sobre a cidade de Icônio.



Da cidade de Antioquia os valentes do Senhor, Paulo e Barnabé, seguem 128 km na direção sudeste em direção a Icônio, uma antiga cidade da região da Frígia. Sob a regência dos gregos foi transformada em uma cidade-estado e sob a administração romana tornou-se em uma cidade da província da Galácia. Icônio era uma cidade muito próspera no primeiro século, sua riqueza provinha principalmente da agricultura e do comércio, seus muros podiam ser vistos a quilômetros de distância.


Em Icônio os apóstolos tiveram que sair fugidos devido a uma grande perseguição levantada por judeus descontentes com a palavra ministrada na sinagoga daquela cidade durante a primeira viagem missionária (At 14.1-7). Apesar de não haver menção do seu nome durante a segunda viagem missionária é bem provável que tenha sido uma das igrejas visitadas por Paulo quando passara pela região frígio-gálata (At 16.6), possívelmente também tenha sido visitada por Paulo durante a terceira viagem missionária (At 18.23).


Atualmente a moderna Konya está localizada no território central da Turquia e é habitada por cerca de 742.690 habitantes (2000). É capital de uma província homônima, que é a maior província turca em superfície.