09 janeiro, 2009

Oriente Médio (parte 01)




De tempos em tempos os olhos do mundo se voltam para o Oriente Médio devido ao conflito israelo palestino que eclodem depois de uma quebra dos frágeis acordos de paz que são feitos entre os dois povos. Várias interpretações são dadas para o conflito onde se tenta encontrar uma explicação para a causa do rompimento da trégua. Mas em se tratando específicamente sobre este conflito temos que retomar a alguns séculos atrás para tentarmos entender o porquê de tanto ódio e de tanta intolerância.

Raízes históricas

Há quase dois mil anos antes de Cristo viveu naquelas terras um homem da qual saíra de uma terra muito distante dali donde por orientação divina e por tamanha fé se deslocou por mais de 2.500 km com a sua família até que se estabelecesse na terra da qual o Senhor havia lhe dito. Este homem ficaria conhecido como o Pai da fé, seu nome era Abrão que viria a ser chamado de Abraão.

Conta-nos a Bíblia que Abraão ao sair da terra donde nascera recebeu uma promessa de que sua geração seria como as estrelas, seria incontável. Mas, havia um obstáculo enorme a sua frente: Sara sua mulher era estéril. Abraão esperou que a promessa se cumprisse por cerca de 25 anos, mas, pouco tempo antes deste cumprimento, Sara tem uma idéia que daria um jeito para o cumprimento do seu sonho de ser mãe, pedira a sua criada Aghar que coabitásse com seu esposo para que fosse gerado um filho pela mesma. Era comum naquela época este tipo de situação, uma criada era uma espécie de propriedade de seus senhores, e tudo que fosse gerado por ela seria de seus senhores. Mas, não era isto que estava no coração de Deus. Nasce então Ismael, que segundo a Bíblia se tornaria um poderoso homem. Passados vinte e cinco anos após a promessa, Sara dá a luz a Isaque donde descenderia a Jacó, que da sua semente descenderiam os israelitas.

O conflito entre Israelenses e Palestinos teve a sua origem apartir desta história. Um conflito familiar. Uma briga de irmãos.

2 comentários:

Eveline disse...

Poxa, meu irmão,

O blog tá lindo, show! Amei esse post sobre a questão do Oriente médio. Tudo bem explicado! Também vi que já passa dos 75 mil acessos: um tremendo sucesso! Parabéns! Você merece!

bjnhs da mana e fã número 1!

Eber Ventura disse...

Oi maninha!

Muito obrigado pela parte que me toca. Estarei postando uma série de informações relativas ao Oriente Médio, tais como os países que compõe este território (informando quem eram nos tempos bíblicos), principais grupos terroristas, influência norte americana... entre outras, é só ficar ligada. Bjs.

Eber