Biblioteca das cartas e epístolas Paulinas

Conforme solicitação da nossa leitora Nilma estamos disponibilizando a Biblioteca das cartas e epístolas Paulinas na ordem cronológica.



Trôade




Trôade ou Trôas, hoje conhecida pelo nome de Eski-Stamboul é uma cidade portuária localizada na região oeste da Turquia. É o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros entre a Ásia ocidental (Turquia) e Macedônia. Está localizada ao sul do sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia. Foi uma importante colônia romana conhecida pelo nome de Alexandria Trôade. Suas ruínas encontram-se no centro de uma floresta de carvalhos que ainda são grandes e imponentes.

Paulo por duas vezes navegou para Filipos passando por esta cidade, uma na Primeira Viagem (52 d.C.) e a outra na Segunda Viagem (57 d.C.), ele teria voltado naquela cidade por mais duas ocasiões (At 16.8,11 - 20.5,6 - II Co 2.12 - II Tm 4.13).

Foi nesta cidade que Paulo durante a ministração da Palavra ocorre um grave acidente com o jovem por nome Êutico quando este cai do terceiro andar do cenáculo onde estavam reunidos, porém, pelas mãos de Paulo é levantado com vida após terem o dado como morto (At 20.7-12).

Ali, também, passados muitos anos, ele deixou a capa e alguns pergaminhos na casa de Carpo. (II Tm 4.13).

Foi ali também que Paulo durante a segunda viagem missionária teve uma visão de um homem da Macedônia pedindo que passassem àquela região e anunciassem as boas novas de salvação (At 16.8).




Turma 18 - Uma turma integrada










Ontém também concluímos nossas aulas de GBI 1 - Mundo Antigo, na turma 18. Uma turma que me deixou muitas marcas positivas. Marcas que vou levar comigo para sempre. São muitas qualidades das quais posso destacar aqui, esta é uma turma: Comprometida, Alegre, Atenciosa e sobretudo, uma turma Integrada.

Quantas e quantas vezes cheguei pra ministrar aulas com minhas "baterias" quase acabando mas quando via os olhos atentos, as mãos ligeiras à anotar as palavras que falava, o interesse estampado nas testas franzidas... sinceramente, não tem preço para um professor ver isto em um aluno. Portanto, meu muito obrigado por esta turma que por muitas vezes ficou prejudicada com o horário exprimido entre uma aula e outra e devido aos ajustes do datashow e do notebook (quanta dor de cabeça!)... Abrindo um parêntese, mas não posso reclamar, visto que nas primeiras aulas que ministrei no IETEP muitas delas nem contava com um retroprojetor quanto mais um datashow, já avançamos bem, que venham as novas tecnologias para poder facilitar a vida do professor e do aprendizado do aluno!

Meus caros, um grande abraço. Foi um prazer enorme conhecê-los e até o ano que vem se Deus quiser!

do Amigo e professor,

Eber

Turma 19 - Turma da Alegria




Quero agradecer a esta turma maravilhosa em que tive a honra e o prazer de ministrar aulas nas quartas-feiras dos últimos três meses. Meu muito obrigado pela atenção, pelo esforço, dedicação e sobretudo pelo esmero apresentado por esta turma durante as nossas aulas.

Um grande abraço a todos vocês e ano que vêm, se Deus quiser, tem mais! Juntos percorreremos as terras da Palestina nos tempos bíblicos bem como as terras percorridas pelo Apóstolo Paulo.

Que Deus os abençoe.

Sds em Cristo,

Eber

O dia que Alexandre, o Grande, se curvou




Flávio Josefo em seu livro a “História dos Hebreus” relata-nos o seguinte episódio revelando a Soberania de Deus sobre os impérios e a sua misericórdia para com o seu povo:

“Quando este ilustre conquistador tomou esta última cidade (Tiro), ele avançou para Jerusalém e o grão sacrificador Jado, que bem conhecia a sua cólera contra ele,
vendo-se com todo o povo em tão grave perigo, recorreu a Deus, ordenou orações públicas para implorar o seu auxílio e ofereceu-lhe sacrifícios. Deus apareceu-lhe em sonhos na noite seguinte e disse-lhe que fizesse espalhar flores pela cidade, mandar abrir todas as portas e ir revestido de seus hábitos pontificais, com todos os santificadores, também assim revestidos e todos os demais vestidos de branco, ao encontro de Alexandre, sem nada temer do soberano, porque ele os protegeria... Os fenícios e os caldeus, que estavam no exército de Alexandre, não duvidaram de que na cólera em que se achava contra os judeus ele lhes permitiria saquear Jerusalém e daria um castigo exemplar ao grão-sacrificador. Mas aconteceu justamente o
contrário, pois quando o soberano apenas viu aproximou-se sozinho dele, adorou aquele augusto nome e saudou o grão-sacrificador, ao qual ninguém ainda havia saudado...
... Mas os reis da Síria e outros grandes, que o acompanhavam, ficaram surpresos, de tal espanto que julgaram que ele tinha perdido o juízo... Parmênio... Perguntou-lhe como ele, que era adorado em todo o mundo, adorava o grão-sacrificador dos judeus. “Não é a ele” respondeu Alexandre, “ao grão-sacrificador, que eu adoro, mas é a Deus de que ele é o ministro, pois quando eu ainda estava na Macedônia e imaginava como poderia conquistar a Ásia. Ele me apareceu em sonhos com esses mesmos hábitos e me exortou a nada temer, disse-me que passasse corajosamente o estreito de Helesponto e garantiu-me que Ele estaria á frente de meu exército e me faria conquistar o império persa.”