Trôade




Trôade ou Trôas, hoje conhecida pelo nome de Eski-Stamboul é uma cidade portuária localizada na região oeste da Turquia. É o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros entre a Ásia ocidental (Turquia) e Macedônia. Está localizada ao sul do sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia. Foi uma importante colônia romana conhecida pelo nome de Alexandria Trôade. Suas ruínas encontram-se no centro de uma floresta de carvalhos que ainda são grandes e imponentes.

Paulo por duas vezes navegou para Filipos passando por esta cidade, uma na Primeira Viagem (52 d.C.) e a outra na Segunda Viagem (57 d.C.), ele teria voltado naquela cidade por mais duas ocasiões (At 16.8,11 - 20.5,6 - II Co 2.12 - II Tm 4.13).

Foi nesta cidade que Paulo durante a ministração da Palavra ocorre um grave acidente com o jovem por nome Êutico quando este cai do terceiro andar do cenáculo onde estavam reunidos, porém, pelas mãos de Paulo é levantado com vida após terem o dado como morto (At 20.7-12).

Ali, também, passados muitos anos, ele deixou a capa e alguns pergaminhos na casa de Carpo. (II Tm 4.13).

Foi ali também que Paulo durante a segunda viagem missionária teve uma visão de um homem da Macedônia pedindo que passassem àquela região e anunciassem as boas novas de salvação (At 16.8).




Comentários

jullyanna disse…
obrigado,esse a assunto é muito importante para o meu grupo graças a você a nossa esposição vai ser maravilhosa...
muito obrigado mesmo...
que a paz do senhor esteja com vosco. amém.
Excelente referência!

A Paz do Senhor Jesus a todos!

juviana disse…
Muito útil!!! Me ajudou...Deus abençoe
juviana disse…
Muito útil!!! Me ajudou...Deus abençoe
Anónimo disse…
Excelentes....
Guerreiro VO disse…
Muito obrigado. Esclareceu minhas dúvidas. Fiquem todos na Paz de Cristo.

Mensagens populares deste blogue

Viagens de Abraão

Rio Jordão