Trôade




Trôade ou Trôas, hoje conhecida pelo nome de Eski-Stamboul é uma cidade portuária localizada na região oeste da Turquia. É o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros entre a Ásia ocidental (Turquia) e Macedônia. Está localizada ao sul do sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia. Foi uma importante colônia romana conhecida pelo nome de Alexandria Trôade. Suas ruínas encontram-se no centro de uma floresta de carvalhos que ainda são grandes e imponentes.

Paulo por duas vezes navegou para Filipos passando por esta cidade, uma na Primeira Viagem (52 d.C.) e a outra na Segunda Viagem (57 d.C.), ele teria voltado naquela cidade por mais duas ocasiões (At 16.8,11 - 20.5,6 - II Co 2.12 - II Tm 4.13).

Foi nesta cidade que Paulo durante a ministração da Palavra ocorre um grave acidente com o jovem por nome Êutico quando este cai do terceiro andar do cenáculo onde estavam reunidos, porém, pelas mãos de Paulo é levantado com vida após terem o dado como morto (At 20.7-12).

Ali, também, passados muitos anos, ele deixou a capa e alguns pergaminhos na casa de Carpo. (II Tm 4.13).

Foi ali também que Paulo durante a segunda viagem missionária teve uma visão de um homem da Macedônia pedindo que passassem àquela região e anunciassem as boas novas de salvação (At 16.8).




19 comentários:

jullyanna disse...

obrigado,esse a assunto é muito importante para o meu grupo graças a você a nossa esposição vai ser maravilhosa...
muito obrigado mesmo...
que a paz do senhor esteja com vosco. amém.

Ronaldo Nascimento disse...

Excelente referência!

A Paz do Senhor Jesus a todos!

juviana disse...

Muito útil!!! Me ajudou...Deus abençoe

juviana disse...

Muito útil!!! Me ajudou...Deus abençoe

Anónimo disse...

Excelentes....

Guerreiro VO disse...

Muito obrigado. Esclareceu minhas dúvidas. Fiquem todos na Paz de Cristo.

Gilberto Lima disse...

Adorei!!!!!

Unknown disse...

Deus abençoe me ajudou muito .A paz do Senhor.

Unknown disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento me ajudou bastante.

Unknown disse...

Estudo maravilhoso😁

Anderson Xerez disse...

Nossa cada dia que passa a gente vê que as coisas bíblicas são muito importantes, cada vez que eu abro a Bíblia o mundo se abre na minha mente; e o bom tudo é real tudo aconteceu
Deus seja louvado para sempre

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Obrigado!
Me ajudou no preparo de um sermão.

Unknown disse...

Muito bom comentário, gostei...

Unknown disse...

Pontos específicos nos faz entender melhor.brigada

Unknown disse...

Foi muito gratificante navegar no tempo, parece que eu estava lá fazendo-o parte da estória.

Unknown disse...

Muito boas as referências. Obrigado

Anónimo disse...

Obg excelente trabalho

Anónimo disse...

Muito bom.