Egito - Parte 4
Pirâmide de Queóps - A Grande Pirâmide
Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, a Grande Pirâmide, ou também conhecida como a Pirâmide de Queóps, é a única obra que permaneceu viva até nossos dias daquele grupo.
Os egiptólogos acreditam que esta obra tenha sido feita em 30 anos, sendo dez anos destes construindo uma estrada para o transporte dos blocos de pedras extraídos a alguns quilômetros dali. Cerca de 100.000 homens foram empregados para construir esta obra que tinha por objetivo guardar os restos mortais do Faraó Queóps. Para os egípcios o corpo sendo preservado intacto era a garantia da posteridade de sua vida, e para tal, era necessário além de se ter um processo de embalsamento adequado deveria se ter a preocupação quanto ao túmulo onde ali seria preservado o seu corpo. Podemos compará-lo ao seu seguro de vida, ou melhor, pós-vida.
Este monumento de 146,6 m de altura, com 228 metros de cada lado, foi a construção mais alta do mundo até 1889 quando foi construída a Torre Eifel. Foram necessários 2.300.000 (dois milhões e trezentos) blocos de pedras para sua construção. Apenas um bloco de pedra que tinha em média um metro cúbico pesava em torno de apenas 2,5 toneladas! Sem guindastes, sem caminhões munck´s, sem carreta... dá pra imaginar a trabalheira que aqueles escravos tiveram?! E pensar que esta obra foi construída por volta do ano 2.500 anos antes de Cristo.
Observe a figura ao lado e veja os números impressionantes de desta obra.
Outro fator interessante é a estrutura interna desta pirâmide. Ela possui três câmaras mortuárias, são elas:
- A câmara do Rei, localizada na parte central da pirâmide;
- A câmara da Rainha, localizada um pouco abaixo da câmara do Rei; e
- A câmara Secreta, que ficava a cerca de 30 metros abaixo da estrutura da pirâmide.
Veja a planta abaixo dela:
1) Poço;
2) Grande galeria;
3) Passagem descendente;
4) Passagem ascendente.
Comentários
Abs!
Faculdade Teológica
ndo cada vez mais parabens pelas suas postagens!!!!
Abs!
Faculdade Teológica