Oriente Médio (parte 02)



Já vimos que as raízes do conflito remontam não apenas a algumas décadas mas séculos de existência destes dois povos. Agora vamos entender um pouco quanto a geografia do Oriente Médio.
Geografia do Oriente Médio

A primeira coisa confusa nesta região começa pelo próprio nome. Por que o nome da região recebeu o nome Oriente Médio? Qual a idéia inicial para se denominar aquela região desta forma? É oriental e médio em relação a quê?

Oriente Médio foi a denominação dada pelo então Império Britânico que em sua visão dividiu o Oriente em três partes:

  • Oriente Próximo (Near East): Referia-se a região dos balcãs (Sérvia, Monte-Negro, Bulgária, Albânia), Grécia, a Anatólia (atual Turquia), Síria, Palestina, Egito);
  • Oriente Médio (Middle East): Referia-se a região da Arábia, Mesopotâmia (atual Iraque e partes do Irã), Golfo Pérsico e a Pérsia (atual Irã).
  • Oriente Extremo (Far East): Referia-se a região do sudeste asiático, a China, Japão e Coréia.
As principais fontes de estudo geográfico, definem a região quanto a questão Geopolítica através de seis fatores históricos culturais, são eles:
  • O Islã
  • O Império Otomano
  • O colonialismo europeu
  • A fundação do Estado de Israel
  • O petróleo
  • Influência americana
As linhas atuais do Oriente médio não são unânimes entre as fontes disponíveis, algumas delas por exemplo não incluem a Turquia e os países do norte africano como parte integrante da região. Estas divergências são marcadas por dois tipos de visão: a Geográfica e a Geopolítica.


Vejam a diferença entre elas:

  • Geopolítica

Conforme especificado ela obedece um critério, os de questões históricas e culturais. Desta forma a região é acrescida dos países ao norte da África devido a religião islâmica. O mapa geográfico é acrescido do Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

  • Geográfica
É formado pelos seguintes países asiáticos:
Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmem, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuweit, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Além destes países encontra-se também a Autoridade Palestina.


Segue os mapas nas duas perspectivas de visão:



Visão Geográfica


Visão Geopolítica

Leia também:
  • Oriente Médio - Parte 01
  • Jerusalém

http://geografia-biblica.blogspot.com/2008/07/jerusalm-parte-1.html

8 comentários:

Eveline disse...

Negão,

Tem presentinho para você lá no blog. Vai lá!

Bjnhs

Eber Ventura disse...

Já fui e já gostei...

Eber

Anónimo disse...

Caro Mestre, Bom dia!

Deixo abaixo meu comentário sobreGEOGRAFIA DO ORIENTE MÉDIO, em atendimento a Aula 02.

Antes de mais nada, agradeço a Deus pela sua dedicação em nos ensinar.

Nunca tinha ouvido falar que o Oriente era dividido em "Oriente Próximo", "Oriente Médio" e "Oriente Extremo". Essa foi a parte de seu Blog que mais gostei e que também me fez apresender.

gRANDE ABRAÇO.

ALUNA RIVALDA A. SANTOS
RGM: 323.585

André A. Amaral disse...

Essa divisão em Oriente Próximo, Médio e Extremo é novidade pra mim... a gente se acostuma em ouvir sempre "Oriente Médio" e nem para para pensar em porque? outra coisa interessante é a apresentação do mapa atual, onde se pode ver que países ocupam hoje a região que estudamos no V.T. Dá pra entender melhor o que acontece hoje com essa região.

Ao prof. Obrigado por compartilhar o conhecimento conosco.

André Aguirre do Amaral
RGM: 323.733

Eber Ventura disse...

Rivalda,

que bom que tenha gostado do conteúdo apresentado. Muito obrigado por suas palavras generosas. Espero ler mais vezes seus comentários aqui neste blog.

sds em Cristo,
Eber

Eber Ventura disse...

André,

é verdade. Muitas coisas que pronunciamos não pensamos bem na origem de suas palavras, Oriente Médio é uma delas, assim como Mesopotamia (Entre Rios), Mediterrâneo (Cercado por terras ou que está entre terras), Cananeu (habitantes de terras baixas)... e por aí vai. Um pouquinho de curiosidade é essencial para nosso aprendizado diário. Um grande abraço.

sds em Cristo,
Eber

Prana-vallabha disse...

Acho muito estranho que os países citados como Estremo Oriente não incluem a Índia. Os relacionados
com o Oriente Médio, também não. E os do øriente Próximo, muito menos.

A índia é Oriente o quê?

Por que da discriminação? Por que querem ocultá-la?

Eber Ventura disse...

Prana-vallabha,

Não há nenhum tipo de discriminação nem um complô em ocultar a Índia, muito pelo contrário.

Devido as suas dimensões avantajadas e por questoes geograficas, este imponente país encontra-se na região que recebeu a denominação de Subcontinente Indiano.

sds
Eber