Oriente Médio (parte 02)
Já vimos que as raízes do conflito remontam não apenas a algumas décadas mas séculos de existência destes dois povos. Agora vamos entender um pouco quanto a geografia do Oriente Médio.
Geografia do Oriente Médio
A primeira coisa confusa nesta região começa pelo próprio nome. Por que o nome da região recebeu o nome Oriente Médio? Qual a idéia inicial para se denominar aquela região desta forma? É oriental e médio em relação a quê?
Oriente Médio foi a denominação dada pelo então Império Britânico que em sua visão dividiu o Oriente em três partes:
- Oriente Próximo (Near East): Referia-se a região dos balcãs (Sérvia, Monte-Negro, Bulgária, Albânia), Grécia, a Anatólia (atual Turquia), Síria, Palestina, Egito);
- Oriente Médio (Middle East): Referia-se a região da Arábia, Mesopotâmia (atual Iraque e partes do Irã), Golfo Pérsico e a Pérsia (atual Irã).
- Oriente Extremo (Far East): Referia-se a região do sudeste asiático, a China, Japão e Coréia.
As principais fontes de estudo geográfico, definem a região quanto a questão Geopolítica através de seis fatores históricos culturais, são eles:
- O Islã
- O Império Otomano
- O colonialismo europeu
- A fundação do Estado de Israel
- O petróleo
- Influência americana
As linhas atuais do Oriente médio não são unânimes entre as fontes disponíveis, algumas delas por exemplo não incluem a Turquia e os países do norte africano como parte integrante da região. Estas divergências são marcadas por dois tipos de visão: a Geográfica e a Geopolítica.
Vejam a diferença entre elas:
- Geopolítica
Conforme especificado ela obedece um critério, os de questões históricas e culturais. Desta forma a região é acrescida dos países ao norte da África devido a religião islâmica. O mapa geográfico é acrescido do Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.
- Geográfica
É formado pelos seguintes países asiáticos:
Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmem, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuweit, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Além destes países encontra-se também a Autoridade Palestina.
Segue os mapas nas duas perspectivas de visão:
Visão Geográfica
Visão Geopolítica
Leia também:
- Oriente Médio - Parte 01
- Jerusalém
http://geografia-biblica.blogspot.com/2008/07/jerusalm-parte-1.html
Comentários
Tem presentinho para você lá no blog. Vai lá!
Bjnhs
Eber
Deixo abaixo meu comentário sobreGEOGRAFIA DO ORIENTE MÉDIO, em atendimento a Aula 02.
Antes de mais nada, agradeço a Deus pela sua dedicação em nos ensinar.
Nunca tinha ouvido falar que o Oriente era dividido em "Oriente Próximo", "Oriente Médio" e "Oriente Extremo". Essa foi a parte de seu Blog que mais gostei e que também me fez apresender.
gRANDE ABRAÇO.
ALUNA RIVALDA A. SANTOS
RGM: 323.585
Ao prof. Obrigado por compartilhar o conhecimento conosco.
André Aguirre do Amaral
RGM: 323.733
que bom que tenha gostado do conteúdo apresentado. Muito obrigado por suas palavras generosas. Espero ler mais vezes seus comentários aqui neste blog.
sds em Cristo,
Eber
é verdade. Muitas coisas que pronunciamos não pensamos bem na origem de suas palavras, Oriente Médio é uma delas, assim como Mesopotamia (Entre Rios), Mediterrâneo (Cercado por terras ou que está entre terras), Cananeu (habitantes de terras baixas)... e por aí vai. Um pouquinho de curiosidade é essencial para nosso aprendizado diário. Um grande abraço.
sds em Cristo,
Eber
com o Oriente Médio, também não. E os do øriente Próximo, muito menos.
A índia é Oriente o quê?
Por que da discriminação? Por que querem ocultá-la?
Não há nenhum tipo de discriminação nem um complô em ocultar a Índia, muito pelo contrário.
Devido as suas dimensões avantajadas e por questoes geograficas, este imponente país encontra-se na região que recebeu a denominação de Subcontinente Indiano.
sds
Eber